Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

BANDA DESENHADA

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Prancha(s) de danda desenhada:

Memória descritiva:
Trabalho realizado pelas estudantes Beatriz Cruz, Carla Araújo, Inês Rebelo e Vânia Capricho, do curso de licenciatura em Saúde Ambiental, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
Foram apresentadas várias propostas de trabalho final, no âmbito da unidade curricular de Gestão de Resíduos II. Tendo em conta as competências de alguns elementos do grupo e os temas subjacentes aos vários desafios do Programa Eco-Escolas, a escolha recaiu sobre a construção de uma banda desenhada inspirada na visualização do Vídeo da Geração Verdão
Na sequência dos conteúdos lecionados na unidade curricular de Gestão de Resíduos II, o grupo começou por discutir as ideias principais a transmitir. Posteriormente foi elaborado um guião com a história, que foi sendo ajustado com o feedback dado pelo docente da unidade curricular (professor Vítor Manteigas). Por fim, as estudantes Beatriz Cruz, Carla Araújo e Vânia Capricho definiram o texto associado ao guião da história, enquanto a estudante Inês Rebelo ia fazendo o esboço dos desenhos. No fim, todos os conteúdos foram integrados na banda desenhada apresentada.
O objetivo da banda desenhada é demonstrar como as embalagens de plástico podem ser recicladas e tem como público-alvo as crianças do primeiro e segundo ciclos do ensino básico.
Na história, o robot representa os operadores licenciados e a indústria recicladora que trabalham com a entidade gestora (Novo Verde).