Geração Verdão

Enquadramento

O projeto GERAÇÃO VERDÃO é desenvolvido em parceria com a Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens, e tem como objetivo principal, contribuir para o desenvolvimento da economia circular em Portugal, e particularmente para o aumento da separação para reciclagem, através da formação e educação das crianças de hoje, adultos de amanhã, no contexto escolar.

O Desafio “Geração Verdão” pretende trabalhar o conceito de economia circular desafiando as escolas a um conjunto de atividades relacionadas com esta temática.

Destinatários

Podem participar nesta atividade todas as escolas inscritas no Programa Eco-Escolas 2021-2022.
Está aberto a todos os graus de ensino.

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

CARTAZ
1º escalão | JI e 1º ciclo

Elaboração de um cartaz composto por um conjunto de desenhos, inspirados na visualização do Vídeo da Geração Verdão. O cartaz deve ter um título, pelo menos 6 desenhos originais e uma orientação vertical, equivalente ao tamanho A2. Não deve ter qualquer identificação da escola ou agrupamento na frente do trabalho.

A participação neste desafio concretiza-se através da colocação, na plataforma Eco-Escolas, de 4 fotografias do trabalho realizado (uma de todo o cartaz e as restantes de detalhes).
Deverão ser legendadas e acompanhas e da memória descritiva referindo os autores, a forma como foi preparado e realizado, bem como o envolvimento dos alunos.

BANDA DESENHADA
2º escalão | 2º e 3º ciclo
3º escalão | Ensino secundário, profissional e superior

Elaboração de uma História de Banda Desenhada, inspirada na visualização do Vídeo da Geração Verdão.
A História deverá ter, no máximo, 2 pranchas (2 páginas A4), podendo ser preenchida pelo número e tiras de vinhetas que entenderem.

A participação neste desafio concretiza-se através da colocação, na plataforma Eco-Escolas, das bandas desenhadas em formato .jpeg e .pdf. O trabalho deverá ser acompanhado de uma memória descritiva, referindo os autores, a forma como foi preparado e realizado, bem como o envolvimento dos alunos.

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Todos os graus de ensino. Sem escalões

Construção de 3 ecopontos (um verde, um amarelo e um azul,) para a recolha diferenciada dos diferentes tipos de resíduos de embalagem – verde, amarelo e azul.

Os ecopontos deverão:
– ser construídos reutilizando materiais provenientes de embalagens;
– possuir uma altura mínima de 40 cm.

Cada escola deve submeter na plataforma Eco-Escolas as seguintes evidências da realização do trabalho (que inclui os 3 tipos de ecoponto):

• O upload de um conjunto de 9 fotografias (3 fotografias por ecoponto), acompanhadas da respetiva legenda. As fotografias devem apresentar:
    – o registo do processo de construção dos ecopontos;
    – detalhes dos ecopontos, onde seja visível, a utilização dos materiais reutilizados;
    – os ecopontos construídos, colocados na sala de aula ou em alternativa num espaço comum da escola.
  • Uma memória descritiva, onde devem constar informações relativas ao processo de construção dos ecopontos, nomeadamente os autores, a forma como foram preparados e realizados, materiais utilizados, e ainda como foram envolvidos os alunos.
  • Uma frase que apele à correta separação os resíduos

Prazos

Inscrições: até 28 de fevereiro de 2022
Submissão dos Trabalhos: 31 de maio de 2022

Prémios

As 3 escolas premiadas em cada atividade e cada escalão, receberão um cheque Decathlon no valor de 100€.

Quiz

Durante o ano letivo será realizado um quiz/Kahoot (1 por trimestre) com conteúdos sobre REEE, pilhas e embalagens.

Os 5 premiados por quiz, receberão entradas duplas para o MAAT e Museu da Eletricidade.

O projeto GERAÇÃO VERDÃO é um programa de sensibilização e educação ambiental desenvolvido pela Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens, e tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem em Portugal através da formação e educação das crianças de hoje, adultos de amanhã, no contexto escolar.

PREMIADOS 2022Ver os Trabalhos

Geração Verdão