Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Escola Secundária Miguel Torga (Sintra)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
O projeto foi apresentado aos alunos dos cursos profissionais de contabilidade e de saúde que desde logo aderiram com entusiasmo. Recordaram e debateram, em grupo turma, o que já havia sido falado nas aulas de ciências naturais sobre a problemática dos resíduos, nomeadamente sobre o lixo marinho, quais os principais agentes causadores, o tipo de lixo mais frequente e as consequências para o ecossistema.
Uma vez que a escola está relativamente perto de uma ribeira, muitas vezes usada como “caixote do lixo”, e sabendo que todo o lixo vai parar ao mar, optou-se por realizar a ação de recolha nessa área. Não sendo praia fluvial, é um lugar muito procurado para caminhadas, corridas e passeios.
Conseguiu-se adquirir o kit, analisar o seu conteúdo, nomeadamente a ficha de monitorização e organizar as turmas em quatro grupos onde cada elemento tinha a sua função: a recolha, o acondicionamento, o registo em papel e o registo fotográfico.
No dia combinado, depois de almoço e cada um com uma peça de roupa verde, deslocamo-nos a pé ao local onde decorreu a ação de limpeza. A atividade serviu também como Festa Verde no âmbito do desafio Eco-Escolas “MyActionsMatter”.
À chegada tínhamos um elemento dos Bombeiros Voluntários de Queluz, requisitado para acompanhar a atividade. Os grupos dividiram-se, cumpriram com as suas tarefas e, no final, reunimos todo o lixo encontrado. O lixo foi separado por tipologia, foi preenchida a ficha de monitorização e tiradas as fotos necessárias para apresentar os resultados à comunidade escolar. Todo o lixo foi separado e depositado no contentor específico.
A apresentação à comunidade foi feita através da exposição de um cartaz na escola. Este foi feito em papel de cenário, contendo fotos e dois gráficos circulares de fácil interpretação com a representação do lixo recolhido e respetivo peso. Para além disso, foi divulgado na página da escola, bem como no site da ABAE globalactiondays, a reportagem fotográfica e o vídeo elaborado.
A conclusão retirada é que há muito trabalho a ser feito ao nível, sobretudo, da consciencialização da população. Foi um projeto desafiante que constituiu um grande trabalho de equipa entre professores e alunos, pelo que estamos todos de parabéns pelo que se conseguiu.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):