Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Escola Secundária Manuel Cargaleiro (Seixal)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Este projeto foi realizado pelos alunos da turma 12.º B no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento - Voluntariado ambiental, tema tratado nas aulas de Biologia.
Foi planificada uma ida à praia do Seixal (praia urbana) com o intuito de fazer uma limpeza na mesma. Nesta limpeza, além dos alunos do 12.º B, colaboraram os alunos do 12.º C. Os alunos dividiram-se em grupos e munidos de sacos porosos, luvas e sacos de plástico, limparam a totalidade da praia que apesar de ser pequena, tinha muito lixo. Foram trazidas para a escola algumas amostras recolhidas a fim de fazerem parte do nosso painel.
Os alunos elaboraram um inquérito em formulário google, que divulgaram e que foi respondido por alunos de outras turmas da escola.
Foi realizada em aula uma pesquisa sobre o tempo de degradação dos plásticos e sobre as ilhas de plástico nos oceanos. Foram criados códigos QR para notícias com interesse do jornal Público e também da localização da praia (google maps).
Em aula foi escrito um texto de divulgação do dia da limpeza e de apelo à limpeza por todos.
Foi montado um painel em frente e verso o material recolhido, devidamente acondicionado, juntamente com os resultados do inquérito, algumas das fotos da limpeza.
O painel foi colocado no pátio da escola, para que todos o pudessem ver.
A avaliação deste trabalho é muito positiva.
Contamos continuar no próximo ano envolvendo outras turmas e alunos.

Quilómetros percorridos (km):
Totalidade da praia