Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Escola Básica do Parque (São João da Madeira)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Participaram no projeto Brigada #AMARoMAR 91 crianças da Escola Básica do Parque: três grupos do pré-escolar e uma turma do 1º ciclo.
A receção do Kit Brigada #AMARoMAR e a exploração dos diferentes materiais que o compunham, desencadeou nos mais novos um grande interesse pelo projeto.
No dia 4 de maio, decorreu a ação de limpeza na praia da Aguda, concelho de Vila Nova de Gaia, na qual todos se envolveram com entusiasmo. Da recolha de resíduos efetuada, destacamos as pontas de cigarro. De referir também, que durante a nossa pegada ecológica encontramos várias estrelas do mar já mortas, o que surpreendeu os alunos.
Salientamos a colaboração do CEAR – Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia, que para além de previamente nos fornecer sacos para a recolha e separação dos resíduos, no final da ação de limpeza, procedeu à respetiva recolha dos mesmos.
Paralelamente à ação de limpeza na praia, os alunos tiveram ainda oportunidade de visitar a Estação Litoral da Aguda. Aí, observaram os aquários com diferentes espécies marinhas, o espaço museológico com artefactos da atividade piscatória e outras exposições relacionadas com a arte e o mar.
Não podíamos deixar de partilhar estas duas experiências enriquecedoras, pelo que foram publicadas nas redes sociais do nosso Agrupamento de Escolas.
Como notas conclusivas destacamos o facto do projeto Brigada #AmaroMar se revelar um exercício de cidadania como aprendizagem coletiva, através da experiência e participação em espaços e tempos diversificados. Promovendo, deste modo, crianças defensoras da natureza. Afinal, como observava uma nossa aluna do pré-escolar “O Planeta é a melhor coisa que temos, temos que cuidar dele”. (Bianca, 4 anos)

Quilómetros percorridos (km):
4 km