Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa do Politécnico de Lisboa (Lisboa)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Amar o Mar - Síntese descritiva de como decorreu o projeto
Dia 7 de maio, o ISCAL em parceria com a UNESC, de Santa Catarina, limparam praias nos dois lados do Atlântico.
Nesta ação de reconhecimento e de levantamento, em que também participaram alunas da ESTSeL (do Instituto Politécnico de Lisboa) que teve lugar na Praia do Dafundo, concelho de Oeiras, procedeu-se à recolha de tampinhas, caricas, cotonetes, beatas, pauzinhos de gelados, pequenos pedaços de vidro, material usado na pesca e esferovite. Mas o "vencedor" foi o plástico, desde micro plástico e plástico de maiores dimensões, como embalagens e sacos, copos, palhinhas e tubinhos para os mais variados usos. Entre os artigos menos numerosos, destacam-se isqueiros, cortiça, material de escrita como canetas e lápis, pedacinhos de tecido, pequenas contas, missangas e, até se encontrou um pedaço de uma persiana. Seringas, luvas e toalhitas, assim como todo o tipo de papel, bem como pedaços de corda e fibras.
Esta iniciativa foi promovida pelo grupo Eco-Escolas do ISCAL em conjunto com a UNESC (Santa Catarina - Brasil), que também realizou uma limpeza no Balneário Rincão, no mesmo dia pelas 9h (hora do Brasil).
Da parte do ISCAL participaram nesta atividade: alunos, professores e funcionários.
Forma como foi o evento comunicado:
O evento foi comunicado na nossa página INTERNET:
"Irá decorrer no dia 7 de maio (Sábado) a limpeza da Praia do Dafundo, pelas 10h.
Esta iniciativa é promovida pelo grupo Eco-Escolas em conjunto com a UNESC, que também irá realizar uma limpeza no Balneário Rincão, no mesmo dia pelas 9h (hora do Brasil).
Convidamos toda a comunidade a juntar-se ao programa.
INSCREVE-TE AQUI
O ponto de encontro é na Praia do Dafundo no areal em frente ao Aquário Vasco da Gama”.
O evento está detalhadamente comunicado na nossa página internet:
Sobre a ação realizada pela UNESC (Brasil), ver a notícia:
Nota: no ficheiro excel acima apresentado constam os resíduos recolhidos pelo grupo ISCAL
Não consta desta tabela os resíduos recolhidos pelos alunos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (que registaram autonomamente os resíduos que recolheram) nem conta os resíduos recolhidos pela UNESC, no Brasil (contabilizaram autonomamente).
Salientamos a particularidade desta acção ser realizada em parceria com a UNESC, no Brasil, com o objetivo de promover a consciencialização sobre o lixo no mar, junto das nossas comunidades académicas, aquém e além-mar. A UNESC participa no nosso Conselho Eco Escolas.
Salienta-se também a integração na equipa do ISCAL dos alunos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, numa colaboração entre os grupos Eco Escolas de duas escolas do Instituto Politécnico de Lisboa.

Quilómetros percorridos (km):
1 Km

Peso recolhido (kg):
Não pesámos o lixo recolhido. Muito do lixo recolhido tinha peso muito reduzido.