Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Centro de Educação e Desenvolvimento D.Maria Pia (Lisboa)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
O projeto desenvolvido no âmbito da Brigada AMARoMAR decorreu em várias fases, ao longo do ano letivo, tendo envolvido duas turmas do 8.º ano de escolaridade. Começou pela seleção do local a ser intervencionado, tendo sido escolhida a Praia dos Pescadores, na Póvoa de Santa Iria, pelas possibilidades que oferecia em termos de atividades interdisciplinares. No entanto, a marcação desta visita foi alvo de alterações sucessivas devido à pandemia, tendo acabado por só acontecer no dia 4 de março. Anteriormente, os alunos haviam visto um vídeo, lido notícias e realizado pesquisas sobre o problema do lixo no oceano, tendo procurado responder a algumas questões constantes de um guião sobre as suas causas e as consequências. As suas respostas foram apresentadas à turma e debatidas até se chegar a um consenso.
Realizou-se então a limpeza de praia programada, que foi complementada com a visita a uma casa avieira, ao Núcleo Museológico “A Póvoa e o Rio”, observação de aves e uma caminhada para observação da zona envolvente. O lixo recolhido foi levado para a escola onde foi separado, contado e pesado, tendo sido elaborado um painel informativo com os resultados da limpeza. Os restantes resíduos recolhidos foram encaminhados para os ecopontos ou para o contentor de indiferenciados. Os alunos mostraram-se bastante preocupados com o facto de este lixo ir parar ao mar, tendo realizado alguns cartazes para sensibilizar a comunidade educativa para a adoção de medidas que evitem esta situação. Numa das turmas, as questões colocadas pelos alunos levaram à organização de uma sessão sobre “Lixo Zero” e sobre como era comprar a granel no tempo dos nossos avós.
Esta iniciativa despertou muito interesse nos alunos envolvidos, tendo sido notório o desenvolvimento de um maior sentido crítico em relação ao problema do lixo marinho.

Quilómetros percorridos (km):
0,5