Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Síntese descritiva Brigada #AMARoMAR
Esta atividade baseou-se no tema da proteção dos mares e dos respetivos animais marinhos.
Foi feito com os alunos primariamente uma pesquisa acerca das problemáticas dos lixos marinhos, passando pelas causas, consequências, bem como o que fazer para combater essa problemática. Todas estas temáticas foram trabalhadas nas disciplinas de Ciências Naturais, Cidadania, História e Português.
Numa segunda fase foram redigidas na disciplina de Português 3 cartas, de autorização para a visita/limpeza à praia Dafundo em Oeiras – Algés para o dia 4 de abril, dirigidas ao Porto de Lisboa, à Capitania e para a Camara de Oeiras.
Esse evento contou com 8 professores e 120 alunos, tendo como resultado a recolha de cerca de 94 Kg de lixo mais um pneu, que posteriormente foram levados pela Camara de Oeiras (como combinado), durante essa recolha foram selecionados alguns lixos destinados à construção de um painel da respetiva recolha na disciplina de Cidadania.
Numa terceira fase, foi feito o um estudo estatístico com os alunos na disciplina de Matemática, relativamente ao tipo, quantidade e Kg de lixo recolhido.
Já com os resultados analisados, numa quarta, na disciplina de Cidadania e Matemática foi construído um painel com os resultados bem como as estratégias para combater a problemática dos lixos marinhos tudo isto para apresentar e sensibilizar toda a comunidade educativa.
Por fim, numa quinta fase e última fase, foi preparado um debate acerca do tema, para ser realizado no dia 8 de junho - dia dos Oceanos.

Quilómetros percorridos (km):
4 km