Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Jardim do Fraldinhas (Leiria)

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Deu-se início ao projeto com a explicação pormenorizada da importância da atividade e como seria a sua realização. As crianças exploraram todo o kit #AMAROMAR e perceberam que não havia t-shirts para todos, então sugeriram trazer uma camisola já usada de casa reutilizando-a e decorando-a a gosto e tendo por base o logótipo do projeto. Deste modo, crianças e adultos foram "vestidos a rigor" para a atividade, chamando assim a atenção de todos para a sua importância.
Tivemos em atenção a todos os detalhes para calendarizar a data da sua realização, mas infelizmente, nesse dia fazia sentir-se uma nortada muito forte inesperada, o que impossibilitou a visibilidade e reduziu o tempo previsto para a mesma.
O vento estava tão desagradável que as crianças nem tinham noção nem da quantidade, nem do tipo de resíduos que iam apanhando.
Só depois, calmamente, na escola perceberam que afinal num curto espaço de tempo e com péssimas condições atmosféricas, conseguiram recolher tanta quantidade e tão variado tipo de resíduos.
Todas as crianças se envolveram com muito entusiasmo na separação e categorização dos resíduos, tendo também a ajuda da Dra Telma, do Centro de Interpretação Ambiental de Leiria.
O passo seguinte foi a construção do painel, todo pensado e elaborado pelas crianças, até o local onde foi colocado (hall de entrada da escola), para que pudessem explicar aos pais pormenorizadamente todo o processo. Foi feito um convite pessoalmente, a todas as crianças e adultos da escola, para que fossem visitar a exposição. Também foi enviado vídeo aos pais e partilhadas as evidências da atividade nas redes sociais da escola.
A avaliação deste projeto? "A experiência de ir apanhar lixo foi gira e aprendi que devíamos fazer isto mais vezes porque se nós continuássemos a fazer isto mais vezes, as outras pessoas podem-se influenciar por nós irmos apanhar lixo e mais pessoas podem fazer o mesmo e assim as praias ficam mais limpas e com menos poluição." (Laura, 7 anos)

Quilómetros percorridos (km):
100mx10m