Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Escola EB de Sesimbra (Sesimbra)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
As turmas do 1ºano da escola, inscreveram-se neste projeto pelo interesse que suscitou e pelo fato da escola ficar numa vila junto ao mar e a Vila ser conhecida pela sua linda baía, que na época alta, faz as alegrias de muitos turistas e gentes que a visitam.
Propusemo-nos a realizar os diversos passos do projeto, recebemos o Kit com muita alegria, explorámos alguns dos vídeos indicados no projeto com as 3 turmas, tendo visualizado e discutido em assembleias as ideias e problemáticas que estes recursos nos mostravam.
Assim que começámos a desenvolver o projeto surgiram ideias logo muito giras…algumas suscitadas pela curiosidade dos alunos.
A escolha das praias em que iriamos realizar as monitorizações e que materiais poderiam levar para o fazer, para além do que o Kit trazia.
Após pensar em algumas atividades a realizar com as turmas, decidimos começar pelas expectativas dos alunos… pensando que espécie de lixo iriamos encontrar na praia?!...
Posteriormente desenharam o que encontrámos e recolhemos.
Fizeram então esta atividade e registaram numa folha própria.
E lá fomos todos equipados e munidos do Kit da Brigada#AmaroMar para a 1ª expedição e recolha de resíduos…
Os alunos trouxeram outros instrumentos e trabalharam em grupos, vasculhando a área definida na praia.
De volta à escola, os alunos realizaram o registo da monitorização em desenhos e após isto fomos realizar então a separação dos resíduos e lixo recolhido na praia com as 3 turmas, no pátio da escola.
Prosseguiram-se então nas duas semanas seguintes a elaboração de vários trabalhos e explorações sobre o tempo de degradação dos materiais e a exploração do jogo de cartas que veio no Kit e ainda, que soluções ou ações podemos nós fazer para que o lixo e os nossos resíduos não vá parar ao MAR…
Após a separação do lixo, foi realizada a pesagem de todos os materiais recolhidos, nas 3 turmas e preenchida a ficha e tabela Brigada#AmaroMar...

Quilómetros percorridos (km):
1,768

Peso recolhido (kg):
2,303