Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (Porto)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
#AmaroMar
Para os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP) não foi o primeiro dia de praia, mas foi uma tarde na praia pelo amor ao mar. Suporte de vida de um ecossistema rico do qual o nosso país tanto usufrui, o mar atrai muito para além da sua expressão lúdica. Paisagem atlântica de um azul intenso faz viver em nós a necessidade de manter uma relação equilibrada com a vida marinha. Foi com este espírito e vontade que os cerce de 60 alunos de várias áreas de formação da EHTP rumaram até à Praia do Ourigo e participaram numa ação de limpeza do areal no âmbito do Eco-Escolas com a coordenação da Câmara Municipal do Porto.
Para muitos dos estudantes esta foi uma oportunidade de darem um pequeno contributo para a mudança de atitude que se espera da população mundial. Nesta ação percebeu-se as várias fontes de poluição que afetam o mar. Não só é o lixo que é descarregado em alto mar pelas várias embarcações marítimas que cruzam os oceanos em trabalho (pesca, petroleiros, etc.) e lazer (cruzeiros), como aquele que é arrastado pelas águas pluviais que desembocam no mar. Há ainda, o péssimo exemplo que os utilizadores das praias dão ao deixarem beatas, guardanapos e plásticos vários no areal.
Para além do lixo proveniente de utilização da praia, sobressaiu a esferovite apanhada em bolinhas que tanto prejuízo causam à vida marinha. Durante a campanha, foi notória a consciencialização dos alunos em relação ao problema do lixo que afeta, não só a superfície marítima como também a fluvial e a terrestre. Ou seja, os alunos estão conscientes que mais ações destas devem ser empreendidas em locais mais afastados dos centros urbanos naturalmente menos vigiados onde é fácil despejar lixo sem qualquer pena. Disponíveis para esta campanha, os alunos mostraram-se muito abertos para uma redução na produção do lixo.
Mas nem só de preocupações se fez esta tarde de limpeza em cenário de um areal aloirado pelo sol que se fazia sentir, também se fez de muita entreajuda e cumplicidade com os grupos a cooperarem num esforço comum aproximando os laços que os ligam.
O céu azul ficou ainda mais luminoso quando um dos grupos encontrou uma confissão escrita de um amor destroçado pela desilusão. Mil pedacinhos incorruptíveis a mostrar a solidez e a intemporalidade dos sentimentos foram lidos pelas alunos e alunas que, de imediato, sonharam com o rosto da autora e deixaram-se entusiasmar com as razões de tal amor desesperado. Com esta descoberta, o belo tomou conta da tarde e fez sonhar aqueles jovens com os caminhos da conquista da felicidade que, afinal, atravessa gerações e é vivida para além das agruras do mundo.
O lixo recolhido foi muito, o grupo mostrou-se coeso e muito empenhado na recolha e separação, mas há sempre lugar para o sonho, para a conquista de um mundo melhor e, foi isso, que a linda estrela-do-mar encontrada mostrou. A beleza do mar está na forma como ele se dá ao mundo, às pessoas, num vaivém de ir e vir. Nós somos atlânticos por posição geográfica, sentimos o azul frio das águas que banham a nossa costa e, porque fomos habituados ao mar, somos anfíbios no modo como nos relacionamos com imensa vastidão do mar. Por isso, neste grupo de alunos viveu-se a força, a determinação, a vontade de amar o mar, porque é tempo de agir. Tenhamos a força de acreditar nos jovens porque eles já têm a força de que vão salvar o nosso mar atlântico, que nos liga ao mundo e pelo qual respiramos a identidade de ser português.
As principais conclusões da análise dos resultados são:
No que se refere à quantidade e composição do lixo identificado na praia do Ourigo na área dos 100m, os itens mais abundantes são o plástico com cerca de 68.8%, vidro e cerâmica 12% e artigos de pesca 10%. Assim, deu-se destaque à quantidade de plástico presente e desenvolveu-se um Menu Resíduos que apresentamos num painel do nosso Restaurante Amar o Mar.
São invisíveis e silenciosos, mas não são inócuos. Os microplásticos constituem uma ameaça apesar do seu tamanho reduzido. E, na ação de limpeza #AmarOMAr, o grande desafio foi limpar o areal de inúmeros pedacinhos de plásticos quase impercetíveis na areia dourada. Pacientemente e com muita determinação, apanharam-se todos os bocadinhos visíveis e só terá sido esse esforço que serviu de inspiração à construção de um Menu Resíduos do Restaurante Amar o Mar. Afinal, quantos microplásticos comemos numa refeição? As receitas imaginadas pelos alunos não são, somente, um ato criativo. São um grito de alerta. Vamos pensar nisso e usar menos plástico? Não queremos lixo no prato! O tempo de agir é AGORA!

Quilómetros percorridos (km):
0.1