Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Escola EB 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo (Funchal)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Esta actividade resultou da sinergia de vários projectos, nomeadamente, Eco-Escolas, Eco-Náutica, Escola Azul e Erasmus+| STORM, que, activamente, arregaçaram mangas e trabalharam em colaboração para prossecução do desafio. O dia da limpeza para dar o mote ao Projeto Brigada #AMARoMAR foi, propositadamente, escolhido para coincidir no Dia Europeu do Mar, 19 de maio. De entre as várias turmas interessadas, foi escolhida a turma dois do sétimo ano, por um lado, por consonância de horário e, por outro, como forma de premiar a turma que revelou maior cumprimento e rigor nas Brigada Verdes da escola.
Os alunos envolveram-se, empenhadamente, em todas as tarefas propostas e manifestaram-se surpreendidos (negativamente) por encontrarem tanta diversidade e quantidade de lixo, como é possível constatar na Ficha de Registo da Brigada #AMARoMAR. Os 19 alunos envolvidos procederam à recolha de beatas, metal, plástico, fraldas, pensos, pilhas, garrafas de vidro, roupas, sapatos, cordas, fios, pneus, palhinhas, tábuas entre outros materiais.
Esta actividade teve várias acções:
1º) O projeto Eco-Escolas tratou das inúmeras tarefas logísticas inerentes a uma visita de estudo que implica a saída dos alunos da escola, nomeadamente, a requisição do transporte (ao Clube Desportivo São Roque e ao Clube Desportivo Bartolomeu Perestrelo), solicitação de autorização ao Conselho Executivo, etc.
2º) Nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, os alunos recorreram a paletes de madeira (abandonadas à porta da escola) e de latas de alumínio (trazidas pelos alunos das suas casas) para construírem um porta-cinzeiros a afixar na Praia Formosa sensibilizando os banhistas a recorrerem/utilizarem um cinzeiro portátil para a devida colocação das beatas evitando deste modo que enterrem na areia/calhau.
3º) Nas aulas de Educação Física e Formação Pessoal e Social foram registados e conferidos os materiais necessários para a realização da limpeza de praia, bem como foram enumerados os riscos e os cuidados a ter na limpeza de praia.
4º) Na véspera da limpeza de praia, a turma participou, no auditório, numa acção de sensibilização subordinada ao tema “Lixo Marinho: da consciencialização à acção” proferida pela Dr.ª Sara Bettencourt do Observatório Oceânico da Madeira – ARDITI (Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Inovação e Tecnologia), que alertou para os tipos de lixo marinho e o seu impacto nos ecossistemas. No fim, os alunos expuseram dúvidas e esclareceram curiosidades.
5º) Dia da Brigada #AMARoMAR entrar em acção na Praia Formosa e de, literalmente, colocar as luvas e os bonés! Durante, aproximadamente, 2h30m os 19 alunos e os 4 professores percorreram cerca de 2km e recolheram o lixo que estava entre a areia e o calhau de rocha magmática (típica das zonas costeiras da ilha da Madeira). Posteriormente, os alunos colocaram todos os resíduos em cima de um pano branco, procederam à separação/contagem/pesagem dos diferentes tipos de lixo e registaram na grelha.
6º) Com o intuito de apadrinhar a Praia Formosa e de incentivar as boas práticas ambientais junto dos banhistas fumadores foi colocado o Porta-Cinzeiros (previamente preparado na aula de EV e ET) no sentido de sensibilizar para a manutenção de uma praia limpa e sem beatas, já que estas são uma fonte de poluição marinha.
A comunicação desta actividade passou, numa primeira instância por uma articulação interna entre os mais diversos grupos disciplinares, Encarregados de Educação e Conselho Executivo, e, numa segunda fase, a divulgação ocorreu pelos nos canais de comunicação oficiais da escola (Painel Eco-Escolas, Facebook e Revista Bartolomeu- edição semestral).
Em suma, foi notório que sentimento de satisfação estampado no rosto, a capacidade de esforço e felicidade de superação dos alunos e dos professores. Ficaram surpreendidos (pela negativa) por terem recolhido aproximadamente 115 Kg, em apenas 2 horas e 30 minutos! A avaliação da participação no Projeto da Brigada #AMARoMAR foi recompensadora pelo feedback dos alunos que, repetidamente, verbalizaram que iriam incentivar a família e os amigos a colaborarem/agirem, ao fim de semana e/ou nas férias!

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):