Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Programa Eco-Escolas 2021/2022 – Brigada #AMARoMAR
EB N. º2 de Perafita
Memória descritiva
Enquadramento
As sete turmas da Escola Básica N. º2 de Perafita, no âmbito do programa Eco-Escolas, desenvolveram o projeto “Brigada #AMARoMAR em Ação”. Este desenvolveu-se em três fases; FASE 1 | Preparação; FASE 2 | Brigada #AMARoMAR em Ação e FASE 3 | Alerta Brigada #AMARoMAR.
Tratou-se de um projeto que visou alertar para as questões do lixo marinho: tipologia, causas e consequências.
O desafio consistiu na monitorização e recolha dos resíduos na praia; na comparação dos dados ao longo do tempo; na comunicação e apresentação dos resultados; no envolvimento da escola e comunidade em todo o projeto.
Objetivos
• Conhecer a composição dos resíduos, origens, causas e consequências;
• Desenvolver um projeto de aprendizagem ativa;
• Induzir estratégias de intervenção/ação na escola e comunidade relacionadas com o tema;
Metodologia
Fase 1- Preparação
Em metodologia de projeto, em contexto de sala de aula, individualmente e em grupo os alunos fizeram pesquisas sobre a problemática dos resíduos: composição, causas e consequências. Seguidamente foi selecionada a praia do Cabo do Mundo pela proximidade à escola, onde a Brigada #AMARoMAR atuou.
As turmas dos 3º e 4º anos realizaram debates onde foram discutidas as seguintes questões:
O lixo é um problema? Porquê?; Quais as causas e consequências deste problema?; Porque aparece o lixo no mar? Que consequências?; O que devemos fazer para melhorar a gestão dos resíduos?
Do debate os alunos concluíram que o lixo marinho são resíduos atirados propositadamente, ou que chegam ao mar acidentalmente, contribuindo para o aumento da poluição marinha. Grande parte do lixo marinho é composto por materiais plásticos. Destacaram como principais consequências, praias interditas ou proibição de banhos; Alterações na vida dos ecossistemas marinhos; os microplásticos em grandes quantidades entram na cadeia alimentar de peixes, crustáceos e outras espécies marinhas. O lixo marinho é o causador da morte anual de cerca de 100 mil mamíferos marinhos e 1 milhão de aves marinhas. Os alunos apresentaram como soluções a adoção de pequenos comportamentos diários que diminuam a quantidade de lixo produzido, fazer convenientemente a reciclagem, ter hábitos de consumo mais responsáveis e sustentáveis. Adquirir pequenos hábitos são passos enormes que contribuem para travar a poluição marítima.
Nas diferentes turmas analisou-se a “Ficha Brigada” e todas as recomendações constantes da mesma e planeou-se a limpeza da praia do Cabo do Mundo e sua monitorização.
A escola foi contemplada com o Kit Brigada #AMARoMAR, que provou ser uma mais valia aquando da recolha dos resíduos na praia.
Fase 2- Brigada #AMARoMAR em Ação
Local da monitorização- Praia do Cabo do Mundo em Perafita (Longitude:-8,7161 Latitude:41,2230).
A recolha dos resíduos na praia do Cabo do Mundo decorreu segundo a calendarização: 25/02/2022 (turmas 2ºAP e 2ºBP); 22/03/2022 (1ºAP e 3ºAP) e 06/05/2022 (4ºAP, 4ºBP e 4ºCP).
Aos alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação juntaram-se várias pessoas que tomaram conhecimento desta ação de limpeza e algumas que se encontravam a passear no local, bem como, elementos do Piquete do Comando Local da Polícia Marítima de Leixões. No total participaram mais de uma centena de pessoas nesta atividade de limpeza da Praia do Cabo do Mundo.
Foi delineada uma área de 100 metros de comprimento, área essa que foi limpa. As turmas, organizadas em grupos de trabalho, recolheram e identificaram todos os resíduos existentes nesse espaço. Esta ação culminou com a contabilização dos resíduos recolhidos e foram efetuados todos os registos. Durante a ação os alunos envolveram-se de forma bastante dinâmica, responsável e proativa. Toda a ação foi fotografada e foram registados alguns vídeos. Os alunos realizaram entrevistas a cidadãos que se encontravam na praia; a um membro da Polícia Marítima de Leixões e a colegas.
Notas importantes:
a) Depois de contabilizados os resíduos, os grupos depositaram os resíduos em local adequado (ecoponto e contentor para resíduos indiferenciados);
b) A ação foi realizada durante a baixa-mar (pesquisa em: https://www.hidrografico.pt/m.mare) tendo em conta as condições meteorológicas (previsão em: https://www.ipma.pt).
c) A ação foi comunicada às autoridades (Câmara Municipal e Capitania) com a devida antecedência.
Fase 3- Alerta Brigada #AMARoMAR
Foram analisadas as fichas de monitorização e na aula de Tecnologias de Informação e Comunicação foi realizado o tratamento estatístico. Foram debatidos nas diferentes turmas os resultados obtidos que foram ao encontro do espectado inicialmente com as pesquisas realizadas.
Os alunos do 3º ano construíram dois painéis exemplificativos dos materiais recolhidos intitulados “Os Suspeitos do Costume” e “Os Suspeitos Insólitos”. Os mesmos foram apresentados nas diferentes turmas e levantaram algumas questões sobre o que é preciso refletir e modificar. Todas as crianças envolvidas sentiram-se capazes de identificar o problema do excesso de “lixo” na praia comprometendo-se a tomarem atitudes mais zelosas e cuidadosas na hora de ir à praia, houve momentos de partilha e de ensinamentos.
Esta turma elaborou ainda panfletos informativos sobre a reciclagem do plástico, transmitindo alternativas para atitudes sustentáveis. Fizeram uma campanha de sensibilização pelas imediações do espaço escolar, bem como, na comunidade educativa.
Para avaliar o projeto, todas as turmas responderam a um formulário de Avaliação do projeto “Alerta Brigada #AMARoMAR”- Link: Alerta Brigada #AMARoMAR (google.com)
Foi elaborado um vídeo-síntese com todas as atividades da Brigada #AMARoMAR .
Em suma, este projeto superou todas as expectativas iniciais pela elevada pertinência e pela mobilização em massa de todos os envolvidos direta ou indiretamente.
Como resultado desta ação foram retirados da praia do Cabo do Mundo em Perafita 107,31 kg de lixo, maioritariamente plástico, embalagens e redes de pesca, que não voltarão ao mar.
Fonte
Eco-Escolas, Brigada #AMARoMAR, https://ecoescolas.abae.pt/2021-2022-projetos/brigada-amaromar-metodologia/
As docentes, Susana Santos/Helena Costa

Quilómetros percorridos (km):
3

Peso recolhido (kg):
107,31