Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Os oceanos são parte essencial da vida do nosso planeta e é fundamental preservá-los. Nas últimas décadas, o Homem tem poluído os oceanos, provocando uma crise profunda, ampla e generalizada, com efeitos negativos nos ecossistemas marinhos. A produção global de lixo quadruplicou nos últimos 40 anos, sendo este constituído em grande parte por resíduos de plástico, um dos maiores problemas ambientais da atualidade.
Assim sendo, a escola 2/3 Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia considerou importante envolver-se no projeto Brigada #AMARoMAR, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade educativa para esta problemática.
O projeto Brigada #AMARoMAR foi desenvolvido recorrendo à seguinte metodologia:
• Preparação
Numa primeira fase, os alunos formaram grupos com o objetivo de pesquisarem sobre a problemática do lixo marinho, as suas causas, consequências e as respetivas medidas a adotar para proteger os oceanos. Estes temas foram, posteriormente, debatidos e definidas ações que melhorem a gestão dos resíduos.
Assistiram, através da plataforma ZOOM, a uma palestra internacional intitulada “Ocean and Climat Change” com a oradora Drª Cátia Nunes, bióloga marinha da ONG WWF.
Na semana dos ECOdias foram várias as palestras que os alunos de outras turmas da escola tiveram acesso sobre a importância do mar e sobre a problemática do lixo marinho. Em paralelo são muitas as turmas que na flexibilidade curricular exploram este tema.
A Escola no dia 31 de março apadrinhou uma das praias do Funchal – Praia Almirante Reis. Estava programada para este mesmo dia a limpeza desta praia, mas devido às condições atmosféricas não foi possível, sendo agendada para maio.
• Brigada #AMARoMAR em ação – limpeza de praia
No dia 12 de maio pela manhã, foi realizada uma limpeza na praia Almirante Reis, no Funchal, apadrinhada pela nossa escola, com a participação de vários professores e dos alunos das turmas 8º6 (25 alunos) e 9º7 (27 alunos).
Nesta ação, foram recolhidos vários sacos de resíduos, os quais foram, posteriormente, identificados, separados e quantificados numa tabela para o efeito.
• Tratamento dos resultados e sua divulgação
Depois de preenchida a tabela, os alunos analisaram, trataram e debateram os resultados obtidos. Com o objetivo de dar a conhecer os mesmos a toda a comunidade educativa, foi montado um painel onde constam os resultados e criado um vídeo-síntese da limpeza da praia para divulgação na página da escola.
Pode-se concluir que este projeto foi fundamental para consciencializar os alunos para a importância da proteção dos oceanos. Houve um grande envolvimento por parte destes jovens que puderam desenvolver de forma empenhada uma atitude assertiva face à necessidade de preservar o ambiente e a sustentabilidade dos oceanos.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):