Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Reportagem fotográfica ESTeSL

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Painel síntese_ESTeSL

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
No âmbito da iniciativa "Amar o Mar", promovida grupo Eco Escolas, no passado dia 7 de maio, alunos da ESTeSL e do ISCAL, em conjunto com a UNESC de Santa Catarina, procederam a limpeza de praias. Foi feita a remoção de resíduos da Praia do Dafundo, no concelho de Oeiras, e do Balneário Rincão, no Brasil.
A atividade foi comunicada a toda a comunidade escolar, através de publicações nas redes sociais como o Facebook e o Instagram e via email.
Prontamente se disponibilizaram vários estudantes, docentes e não docentes para participar na referida atividade. No decorrer da iniciativa, todos os intervenientes mostraram-se não só empenhados na recolha dos resíduos que encontravam na areia, mas também interessados em perceber o que provoca aquela acumulação de resíduos e de que forma podem ajudar a colmatar este problema.
No início da atividade, todas as pessoas presentes, assistiram a uma breve "palestra", que serviu para que percebessem quais os objetos tipicamente encontrados nos areais, os chamados "suspeitos do costume". Para além disso, também serviu para explicar a importância da adoção de hábitos mais sustentáveis e ainda enalteceu a relevância de iniciativas como aquela.
Equipados a rigor com pinças, luvas e sacos foi feita então a recolha dos resíduos. Durante a mesma, ia sendo realizado o registo num caderno dos resíduos apanhados.
Com este projeto, os intervenientes tiveram uma melhor percepção deste grande problema que é a incorreta gestão dos resíduos. Estes que, quando não são depositados corretamente, são transportados pelos rios e ribeiras até aos oceanos. Assim, o contacto em primeira mão com o referido problema provocou uma maior consciencialização em todas as pessoas que participaram, o que certamente contribuirá para a adoção de comportamentos e hábitos mais sustentáveis.

Quilómetros percorridos (km):