Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Escola EB1 de Barrocal (Pombal)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
A EB do Barrocal tem vindo a desenvolver e participar em diferentes iniciativas no âmbito dos cuidados a ter com a preservação da Natureza e da consciência Ambiental.
Ao nos inscrevermos na Brigada #AMARoMAR, tínhamos projetado uma atividade a realizar pelo 3ºano no entanto, ao recebermos o Kit de limpeza da Brigada com que fomos contemplados, houve o cuidado de o mostrar às restantes turmas e de permitir um momento dedicado à apresentação de inferências sobre a utilização e funcionamento dos materiais bem como uma reflexão sobre o tema. O entusiasmo foi de tal ordem que organizamos a atividade para toda a comunidade educativa. No período que antecedeu a visita, os alunos puderam participar na ilustração a efetuar nos sumidouros da escola bem como numa ação de limpeza dos mesmos; escrita de textos subordinados ao tema “Se eu fosse o mar/oceano/rio...” (o que via, o que sentia, o que pensava, o que me magoava, o que gostava que não me fizesse...); visualizaram algumas obras do Xico Gaivota e foram desafiados a imaginarem-se um peixe com os resíduos que recolhemos, no seu corpo. Também foram desafiados a adaptar o texto “O pastor” de Eugénio de Andrade para “O pescador”.
Para a realização desta atividade, tivemos em atenção as recomendações e requisitos a aplicar veiculados nos anexos da “Brigada #AMARoMAR” e do regulamento.
A limpeza efetuou-se num espaço de areal em que se concentra a maior parte dos veraneantes. Foi um dia em que a temperatura ambiente e humana esteve ao rubro – as crianças desejaram que o dia não terminasse....
Os itens de lixo recolhido foram agrupados em sacos, na praia, depois de apresentados, pesados e feita uma análise /sensibilização e chamada de atenção para o problema do lixo marinho nas nossas praias e das consequências que daí advêm.
De regresso à escola, fez-se a análise dos dados da ficha de registo preenchida e, de acordo com indicadores enumerados na tabela “Origens e Exemplos – “Brigada #AMARoMAR”, concluímos que os itens encontrados são de origem em fonte desconhecida, da pesca, da agricultura, do saneamento e da deposição ilegal. De seguida, o lixo recolhido foi separado por categorias, conforme os itens da grelha, contado e novamente registado.
Para concluir o projeto, realizou-se um questionário oral (em contexto de sala de aula) sobre questões relacionadas com uma definição de lixo marinho, tipos, causas e consequências e comportamentos a adotar, começando na casa e na nossa escola; em conjunto elaborou-se um poster com os sete itens mais recolhidos, fez-se o desenho de um peixe e uma escultura (com o lixo marinho recolhidos) que foram expostos no espaço exterior para que toda a comunidade escolar possa observar e consequentemente refletir por forma a desenvolvermos, cada vez mais, comportamentos conscientes para com a Natureza.
Ficou o desejo de continuar.

Quilómetros percorridos (km):
1,5Km