Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Painel síntese de apresentação dos resultados da ação de limpeza da Praia Formosa.

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Limpeza da praia Formosa
O lixo que não é separado e recolhido adequadamente poderá ser transportado pelas chuvas, ribeiras, rios e ventos até aos oceanos, transformando-se em lixo marinho. O lixo marinho tem muitas repercussões, quer para a fauna e flora marinhas e, através das teias alimentares, prejudica a saúde humana, e consequentemente a nível social e económico.
No âmbito do concurso do projeto “AMARoMAR” da Eco-escolas, os professores e os 21 alunos da turma CEF 61 do curso Técnico de Gestão do Ambiente tipo 6 da Escola Secundária Jaime Moniz participaram na limpeza da praia Formosa, realizada no dia 21 de abril de 2022 entre as 15:00 e as 17:00 horas. Esta atividade teve a colaboração da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticos (DRAAC) e da Frente MarFunchal.
Foram recolhidos um total de 39,85 kg de lixo marinho, dos quais 34 kg são metais, 3,75 kg é lixo indiferenciado e 2,10 kg são plásticos. Estes foram devidamente separados, colocados e pesados em três sacos de plástico. Também foram recolhidas 237 beatas e 5 máscaras cirúrgicas.
Esta atividade será comunicada através durante a defesa oral da Prova de avaliação Final (PAF), e através de um painel elaborado pelo próprio grupo de PAF com o tema “Lixo Marinho”, que será exposto na própria escola.
Em suma, esta atividade complementa a componente prática da nossa PAF, com a adição de dados recolhidos pelo respetivo grupo de PAF. Verificámos que o tipo de lixo marinho mais comum encontrado na praia Formosa é o metal, uma vez que dos 39,85 kg totais recolhidos, cerca de 85,3% é metal, 9,4% é lixo indiferenciado e 5,3% é plástico. Podemos deduzir que na praia Formosa maior parte do lixo marinho tem origem terrestre, já que estes não foram diretamente introduzidos no mar, mas sim provavelmente transportados pelos sistemas de esgotos, ribeiras e ventos.

Quilómetros percorridos (km):
0,2