Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Escola EB 2,3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade (Ribeira Brava)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Ao longo do ano letivo e no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, a turma do 8ºB trabalhou o projeto interdisciplinar “Poluição – Oceanos de Lixo”. Neste sentido, integrou o projeto Brigada #AMARoMAR” nas suas atividades. O projeto teve início com a formação de grupo de trabalho de 3 alunos. Cada grupo realizou entrevistas a 3 gerações abordando as seguintes questões: “Considera que as praias da ilha da Madeira têm muito lixo? E qual o tipo de lixo mais frequente?”, “Como surge o lixo nas praias” e “O que se pode fazer para evitar o lixo nas praias?”(Link para o vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=Usxuk0PIf5w).
Foram dinamizadas três ações de sensibilização (“Mar sem plástico”, “Sustentabilidade Ambiental” e “Problemática do lixo marinhos) para consciencializar os alunos para a problemática dos lixos marinhos.
Foi realizada uma limpeza na praia Fajã dos Padres utilizando o Kit recebido pelo projeto Brigada #AMARoMAR. Com o lixo recolhido, foram elaborados painéis que posteriormente foram expostos para sensibilização de toda a comunidade escolar. Esta exposição contou ainda com quadros criados pelos alunos no âmbito do tema “Poluição -Oceanos de Lixo”.
Para tornar o projeto mais personalizado na nossa escola, foi criada uma mascote, a Pérola (Monachus monachus) – Lobo marinho, nativo da região. Para além de ser a mascote do projeto, representa um dos seres marinhos, vítimas da poluição.
Os alunos elaboraram folhetos informativos em diferentes idiomas, sobre o tema "Poluição Marinha", para entregar à comunidade escolar, na apresentação do projeto.
Para envolver a comunidade escolar, foi dinamizado o concurso “Descobre o enigma”, que consistiu em descobrir três resíduos recolhidos na limpeza da praia da Fajã dos Padres. Neste concurso também participaram os alunos da Universidade Sénior da Ribeira Brava.
Além das disciplinas envolvidas nas atividades realizadas, também os alunos do Clube Eco participaram em algumas delas.
Todas as atividades foram publicadas, expostas e das a conhecer nos meios de comunicação da RAM (https://www.jm-madeira.pt/regiao/ver/172179/EB23_ciclos_Conego_Joao_Jacinto_Goncalves_de_Andrade_participou_na_limpeza_da_Praia_Faja_dos_Padres_?fbclid=IwAR006WGmlp8zqDVzpMQ4597DhakBk-Q0J_5Wk4LtXqQ8VkGONM678zEypE8) .
No decorrer das atividades verificou-se que ainda há algum desconhecimento das verdadeiras origens do lixo marinho e consequente impacto nestes ecossistemas.
A avaliação do projeto foi muito positiva devido à envolvência e entusiasmo de toda a comunidade educativa.

Quilómetros percorridos (km):
1 Km