Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
O Projeto Brigada #AMARoMAR, desde logo, foi uma iniciativa que despertou o interesse dos professores coordenadores, pois de forma regular os alunos da nossa escola participam em ações de limpeza de resíduos nas praias do nosso concelho, muitas delas utilizadas por muitos dos alunos.
Nesse sentido, a aceitação e interesse demonstrado pelos alunos foi sempre bastante positivo. Inicialmente foi proposto a uma turma do 2º ano do Curso Técnico Profissional de Turismo Ambiental e Rural, no âmbito de uma UFCD denominada de Educação Ambiental, que promovesse a organização da saída à Praia Azul, em Santa Cruz. Antes da componente mais prática do projeto, e ainda em contexto de sala de aula, foram abordados os problemas decorrentes da existência de lixo nas praias, abordando-se também as suas possíveis origens, promovendo o debate entre os alunos.
Para além deste enquadramento foi realizado uma abordagem ao projeto, propriamente dito, com apresentação das metodologias, definição da área a ser sujeita a limpeza, perguntas a serem feitas aos alunos participantes, etc.
As outras duas turmas participantes foram sensibilizadas antes da saída, com alguns vídeos sobre a problemática dos lixos nos oceanos, salientando a importância destas saídas para diminuir este flagelo.
No dia da saída, a turma organizadora fez a delimitação da área de intervenção, distribuindo os materiais recebidos no Kit da Brigada, nomeadamente, pinças e sacos, às outras duas turmas participantes (2º ano do Curso Técnico Profissional de Turismo Ambiental e Rural), para além de luvas e sacos do lixo. Após a recolha de lixo na praia, foi realizada também uma observação às poças de maré, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a diversidade de espécies existentes naqueles habitats, nomeadamente, ouriços-do-mar, estrelas do mar, anémonas e diversos moluscos, conjugando-se, desta forma, a temática da conservação de habitats marítimos.
Já em sala de aula, todos os resíduos foram separados pelas categorias presentes na ficha de monitorização, contabilizados e pesados.
Mais tarde, foi realizado um painel informativo por uma outra turma, uma vez que a turma organizadora se encontrava em Formação em Contexto de Trabalho (estágio), onde para além de se incluir o gráfico circular com as percentagens dos resíduos, foram expostos os diversos materiais recolhidos na praia, como forma de alertar para a diversidade de resíduos existentes, desde meias, muitos artigos de pesca, esferovite, plásticos, entre outros.
A avaliação deste projeto é bastante positiva, não só porque o envolvimento e entrega dos alunos foi muito interessante, desde a organização, participação na recolha de resíduos e realização do painel informativo. Efetivamente, as principais conclusões focam-se na contínua necessidade de abordar este tema junto da comunidade escolar, uma vez que muitos dos alunos fazem uso das praias do nosso concelho e, naturalmente, que terão sempre preferência para irem para um local limpo, sem lixo.
Outro aspeto a salientar foi o fato de que dois dias antes de ser realizada a limpeza pelos alunos e professores, foi feita uma limpeza com um trator e grade no areal, fato este comprovado pelos rastos existentes e também por um aluno que presenciou esta evidência. Desta forma, o lixo recolhido deve ter sido muito inferior ao normal… Assim, a escola realizará uma nova ação de limpeza no próximo dia 7 de junho no sentido de fazer uma comparação dos resíduos recolhidos.

Quilómetros percorridos (km):
1km