Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
No âmbito do projeto Brigada#AMARoMAR da Eco-Escolas foram realizadas várias ações ambientais e voluntárias nas turmas do 5º2, 3, 6, 7, 9 e 10 e nas turmas do 6º9 e 11 do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, com o apoio da família e comunidade, nomeadamente, a Câmara Municipal de Esposende e Polícia Marítima, em parceria com a Eco-Escolas e ABAE.
Inicialmente, as nossas turmas visitaram a exposição requisitada à ABAE: “Os Suspeitos do Costume”, no hall da nossa escola, que teve o propósito de sabermos quais são os objetos tipicamente encontrados nos areais, os chamados “Suspeitos do Costume”. Como nos foi oferecido o jogo da memória pela ABAE - “Cansei de ter lixo”, todas as turmas envolvidas tiveram oportunidade de aprender, jogando.
Posteriormente, em grupo, na sala de aula, pesquisaram sobre a problemática dos resíduos e o lixo marinho e realizaram vários debates.
Candidatámo-nos e recebemos o Kit Brigada#AMARoMAR, que nos ajudou a implementar o projeto.
Inicialmente, pensámos em fazer unicamente uma limpeza à praia da Apúlia, em Esposende, mas, depois elaborámos um plano de ação sustentável de limpeza no espaço escolar em vários momentos, ao longo do segundo período e realizámos uma ação voluntária ambiental, ou seja, limpeza da praia da Ramalha, em Esposende, no dia 26 de março, após contactos via email com a Câmara de Esposende e Polícia Marítima, com a inscrição dos participantes, pais, alunos, professores, no seguinte formulário: https://forms.gle/LL7vBnZxEqJL8Q7t7.
A implementação do plano de ação passou por ações de limpeza na escola e na praia da Ramalha, com posterior monitorização e respetiva avaliação dos resíduos recolhidos.
A limpeza da praia foi realizada, no sábado de manhã e recolhemos 170 kg de lixo.
Já no terceiro período escolar, a turma do 6º 9, dividiu-se em grupos de 2 alunos e sensibilizaram as turmas do 2º e 3º ciclos, com a sua presença, nas quais deixaram algumas questões muito pertinentes sobre o impacto do lixo e a alteração de comportamentos sustentáveis que todos podemos ter diariamente, pois, ainda há uma incorreta gestão dos resíduos. Quando não são depositados corretamente, nos ecopontos são transportados pelos rios e ribeiras, chegando aos oceanos ou sendo colocados diretamente nos oceanos.
Devido ao grande impacto que o plástico tem no ambiente, recolhê-lo e dar-lhe uma nova vida foi sempre um dos nossos objetivos.
Trouxemos 2 sacos de lixo recolhido da praia da Ramalha, em Esposende, no dia 26 de março e criámos ARTE SUSTENTÁVEL, com os andorinhões, que se encontram expostos na nossa escola, assim como dois painéis síntese com a apresentação dos resultados e, ainda, trabalhos ilustrativos alusivos à missão de AMARoMAR como forma de celebrar o dia Europeu do Mar.
Este projeto foi uma mais valia, pois investimos no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável: 14, Oceanos, Mares e Recursos Marinhos, para a concretização da Agenda 2030, da ONU. Os alunos aprenderam fazendo e compreenderam que a sustentabilidade ambiental começa com cada um de nós, nos gestos, que praticamos diariamente. Os alunos cooperaram e aprenderam que o lixo recolhido nas nossas casas não vai parar ao mar, mas pode transformar-se numa solução com valor, por isso não precisamos de comprar tudo. A partir do lixo recolhido na praia, podemos construir novos objetos.
Disseminámos o projeto no canal Youtube, no Boletim da Educação, no blog da Eco-Escola, na plataforma TEAMS e Facebook do AECCB:
https://www.youtube.com/watch?v=KSDIfQNa5vU
https://www.youtube.com/watch?v=ueES9h0VnvM
https://www.youtube.com/watch?v=GIA2GZTGO3c
https://www.youtube.com/watch?v=92H9Cx3v7Ws
https://www.youtube.com/watch?v=ejqOY4M0ezE
https://ecoescolasjuliobrandao.blogspot.com/
http://www.famalicaoeducativo.pt/_aeccb_acao_de_voluntariado_ambiental
https://pt-pt.facebook.com/aeccb.vnf/
Pretendemos continuar a fazer parte de uma geração azul contribuindo para a conservação e utilização sustentável dos oceanos e continuamos a trabalhar colaborativamente para os temas do Oceano, dando voz aos alunos pelo Oceano e, por isso, também participámos, muito recentemente, no desafio Rise up | Crianças e Jovens pelo Oceano!
Agarra o desafio e junta-te a nós!

Quilómetros percorridos (km):
1,5

Peso recolhido (kg):
170