Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Conferência sobre o Projeto "Biodiversidade em contexto escolar"

Breve descrição da ação:
Projeto “Biodiversidade em contexto escolar” com diversas ações desenvolvidas, concretamente trabalho de investigação, atividades experimentais, saídas de campo de identificação de espécies, sessões de limpeza de algumas praias, sessões de sensibilização inter-turmas, criação de esculturas "Biodiversidade" com recurso a resíduos, reportagens fotográficas da biodiversidade, atividades na horta Bio, participação no concurso “Prémio Biodiversidade com Arte” e apresentação do trabalho desenvolvido no Ciclo de Conferências Biodiversidade & Alterações climáticas no dia 21 de maio de 2022 no Palácio Real da Nazaré - https://prezi.com/view/jD1lY5wHNlyGZWdS7fu3/

Intervenientes:
Alunas do 12ºA de Ciências e Tecnologias do CRDL Beatriz Costa, Catarina Amora, Leonor Fernandes, Mafalda Barosa, Maria Inês Cascalheira, Margarida Laranjeira e Mariana Maurício; comunidade educativa; Comissão Europeia; Direção Geral da Educação; Marinha; Autoridade Marítima Nacional; Nazaré Onda_Wave; Faculdade de Ciências de Lisboa; Centro Biomarinho da Nazaré; Oceano Fresco - Fundo Azul; Instituto Politécnico de Leiria; Universidade de Coimbra e Associação Cultural Nazaré Marés de Maio.

Data de realização:
21-05-2022- Conferência sobre o Projeto "Biodiversidade em contexto escolar"

Local de realização:
Palácio Real da Nazaré

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
- Promover a preservação da biodiversidade.
- Compreender as implicações das espécies invasoras na perturbação do equilíbrio dos ecossistemas.
- Consciencializar a importância da preservação das espécies nativas.
- Identificar espécies nativas e invasoras.
- Reconhecer espécies em risco de extinção.
- Consciencializar para os desequilíbrios dos ecossistemas provocadas pelas espécies invasoras.
- Promover a preservação da floresta Portuguesa.
- Sensibilizar para a redução, reutilização e correta separação dos resíduos.
- Contribuir para o desenvolvimento de cidadãos informados, participativos e com espírito crítico.
- Responsabilizar os jovens para que, eles próprios, sejam o veículo de transmissão dos princípios adquiridos, não só na comunidade escolar, mas também no meio onde esta se insere.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
- Trabalho de pesquisa e investigação sobre as espécies nativas e invasoras e a importância da biodiversidade no equilíbrio dos ecossistemas.
- Saída de campo para identificação de espécies nativas e invasoras.
- Sessões de limpeza da praia, com recolha e monitorização.
- Realização de sessões de sensibilização sobre a importância da biodiversidade e divulgação do concurso “Prémio Biodiversidade com Arte”.
- Criação de esculturas relativas à "Biodiversidade", como espécies nativas, com recurso a resíduos.
- Participação na exposição “Biodiversidade com Arte”.
- Atividades na Horta Bio.
- Planeamento e criação da apresentação do trabalho desenvolvido “Biodiversidade em contexto escolar” - https://prezi.com/view/jD1lY5wHNlyGZWdS7fu3/
- Participação no Ciclo de Conferências Biodiversidade & Alterações climáticas com a apresentação do trabalho desenvolvido “Biodiversidade em contexto escolar”.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
- Muito interesse e entusiasmo dos participantes.
- Elevado nº de esculturas e de grande qualidade artística.
- Grande adesão da comunidade na visita à exposição.
- Reconhecimento público pelos investigadores presentes face ao trabalho desenvolvido “Biodiversidade em contexto escolar” apresentado na conferência.
- Elevado nº de participantes no concurso e obtenção do 1º lugar na categoria "escultura" do concurso regional "Prémio Biodiversidade com Arte" coordenado pela Associação Cultural Nazaré Marés de Maio com a divulgação da DGE.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Fontes diversas, destacando-se os vários recursos disponibilizados pela ABAE, a página do Jardim Zoológico de Lisboa e a página da Reserva Natural do Paul de Tornada.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
As diversas ações do projeto foram desenvolvidas em estreita articulação entre diversas áreas curriculares, concretamente a Biologia, Geologia, Português, TIC, Inglês e Educação Física.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Protege a Biodiversidade! Reduz, reutiliza e separa os resíduos!

Link do vídeo: