Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Limpeza e identificação de alguma biodiversidade na Ribeira do Mergulhão.

Breve descrição da ação:
A ação desenvolvida neste projeto assentou na limpeza e identificação de alguma biodiversidade na Ribeira do Mergulhão, próximo da Escola Básica Alexandre Herculano. Os alunos do Clube do Ambiente foram os responsáveis pela realização desta tarefa, que veio a ser concretizada desde o final do mês de janeiro até final de março.

Intervenientes:
Os intervenientes nesta ação foram treze alunos do Clube do Ambiente e três professoras responsáveis pelo Clube.

Data de realização:
De janeiro a março deste ano.

Local de realização:
A Ribeira do Mergulhão, situada a cerca de 300 metros da Escola Básica Alexandre Herculano.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Este desafio foi importante, em primeiro lugar para os alunos intervenientes, que saíram da sua escola e foram trabalhar para o exterior. Foram observar a natureza que os rodeia e adquirir e aplicar novos conhecimentos sobre a biodiversidade local, também estudada nas aulas de Ciências Naturais. O objetivo primordial desta ação foi a identificação de espécies e a limpeza da Ribeira do Mergulhão. Com a realização desta ação o objetivo foi concretizado. Foram muitas as espécies observadas e identificadas, quer no que diz respeito à flora, quer à fauna existente. A limpeza da vala que desagua na ribeira foi limpa, bem como uma parte da zona da própria ribeira. Esta, os alunos não conseguiram retirar muitas das plantas secas, ficando assim este trabalho para a autarquia fazer posteriormente. Verificou-se que muitas sementes de plantas diversas provenientes de outras áreas, levadas pelas pessoas, água, vento, insetos e aves, foram ali encontrar o sítio adequado para a sua germinação e proliferação. Investigou-se e observou-se a existência de algumas espécies invasoras, como o caso das canas e das silvas.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
!ª - Escolha da atividade a desenvolver: o Clube do Ambiente com a colaboração do Conselho Eco-Escolas, após alguma discussão sobre a ação a desenvolver, chegou à escolha atividade a trabalhar.
2ª – Local da realização da atividade: com a escolha da atividade, ficou definido o local a intervir.
3ª – Observação da área escolhida: no local escolhido, a Ribeira do Mergulhão, definimos a área a intervir, cerca de 500 a 600 metros de comprimento por 10 metros de largura, aproximadamente.
4ª - Identificação de alguma biodiversidade: encontramos uma enorme diversidade de espécies vegetais, mas também algumas espécies animais. Espécies vegetais: de grande porte (salgueiros, freixos, choupos, alguns amieiros), espécies espontâneas rasteiras (urtigas, borragens, gramíneas diversas, jarros do campo, ervilhaca, festucas), espécies herbáceas (muito abundante, as canas que cobrem uma grande área da ribeira e que alastra para outras zonas e alguns bunhos) e espécies ribeirinhas (mentrasto, juncos, junça, rabaças, embude, agrião, norça preta, malvas). Encontramos algumas faveiras, resultado da disseminação das sementes. Espécies animais: ratos do campo, borboletas diversas, lagartixas, coelhos, gafanhotos, alguns tipos de aranhas, formigas, abelhas). Os coelhos, não os conseguimos observar nos dias destinados à atividade, mas observamos as fezes deles. Durante o dia com o ruído é mais difícil de se observarem.
5ª – Limpeza da vala afluente à Ribeira: existe uma vala paralela à ribeira que precisava ser limpa, para que a água da chuva do inverno pudesse correr livremente. Essa tarefa foi o primeiro objetivo do nosso trabalho. Como este ano, a água da chuva foi pouca, a ribeira em determinadas zonas estava seca e a vala levou algum fluxo de água. Recolhemos algum lixo na área de ação e com a ajuda de enxadas, pás e ancinhos, limpou-se a vala de vegetação. Na vala encontramos agrião, inicialmente bastante vigoroso, mas á medida que o tempo foi ficando mais seco, também foi ficando amarelo.
6ª – Intervenção dos Serviços das Águas de Santarém: no dia 23 de fevereiro os participamos na limpeza de um terminal de esgotos, provenientes do bairro residencial mais próximo, com a intervenção dos Serviços das Águas de Santarém. O Clube do Ambiente já tinha verificado que naquele local, algo estaria errado pelo cheiro que se sentia. As raízes de algumas plantas infiltraram-se na canalização do saneamento básico, ou seja, nos esgotos, o que provocou entupimento no local. Foi interessante e curioso, os alunos poderem ter um papel ativo neste trabalho de limpeza. Sentiram-se úteis e mais ambientalistas.
7ª – Avaliação da atividade: No final desta tarefa, os alunos e professoras discutiram e avaliaram o trabalho executado. Consideram a atividade desafiante e construtiva, assumindo cada um dos participantes uma atitude promotora da preservação pela biodiversidade local. Neste tipo de ações de reabilitação dos cursos de água e nas operações de limpeza devem ser prioritários o reconhecimento e preservação das espécies típicas destes ecossistemas, nomeadamente das que têm particular valor ecológico, bem como a eliminação das plantas invasoras.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os resultados obtidos no fim de concretizada esta ação foram considerados bons. Cada um de nós, e nas escolas devemos sensibilizar as crianças e jovens, através da educação ambiental para tomada de consciência sobre a proteção da biodiversidade nos nossos ecossistemas. Segundo Audrey Azoulay, na apresentação do relatório da ONU, em 2019, solicitou que fossem tomadas medidas rápidas, dizendo "Já não podemos continuar destruindo a diversidade da vida. É nossa responsabilidade para com as gerações futuras." E se analisarmos os ODS 14 e 15 sobre a vida na Água e a vida na Terra, verificamos que é urgente intervir para proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas. Neste sentido, procuramos com esta ação contribuir de forma positiva e consciente para a preservação da biodiversidade e proteção dos recursos hídricos.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
As fontes de pesquisa consultadas para a realização desta atividade, foram: o Google Maps, para a localização da área intervencionada; aplicações no telemóvel, PlantNet e iNaturalist, para identificação de espécies; consulta dos ODS; consulta de alguns Planos de Turma da escola e possíveis DAC a aplicar.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Esta ação é e poderá continuar a ser muito enriquecedora em termos de trabalhos de interdisciplinaridade ou pequenos DAC nas turmas. Existem ligações com a Biodiversidade (vegetal e animal e a sua interação com o meio ambiente); Bem-estar, saúde e ambiente (adotar comportamentos que promovam a saúde e o bem-estar nos hábitos quotidianos e nas suas relações com o ambiente e a sociedade. Manifestar consciência e responsabilidade ambiental e social, trabalhando colaborativamente para o bem comum, com vista à construção de um futuro sustentável); Pensamento crítico e criativo (analisar informação, argumentando, com vista à tomada de posição fundamentada); Relacionamento interpessoal (desenvolver novas formas de estar, olhar e participar na sociedade) e Encorajamento por melhorias ambientais e desenvolvimento sustentável.
As disciplinas que integram bem esta atividade para trabalhar os seus conteúdos curriculares são: Ciências Naturais, Matemática, Educação para a Cidadania, Educação para a Saúde, Geografia, Português, TIC, Educação Física. As Oficinas de Ilustração e de Escrita da Escola estão bem enquadradas neste desafio, assim como o próprio Clube do Ambiente (EcoAlex).
Deixo aqui alguns objetivos a ter em conta nesta atividade: desenvolver a capacidade de observação e espírito crítico; espertar a curiosidade sobre o meio envolvente; identificar de espécies vegetais e animais existentes; registar a informação recolhida; recolher amostras diversas; medir comprimentos e calcular áreas; fazer estimativas; fazer pequenas esboços e Ilustrações; promover a leitura e a escrita; possibilitar a todos conhecimentos, sentido de valores, interesse ativo e atitudes necessárias para respeitar, proteger e melhorar o meio ambiente; conscientizar alunos e educadores da nossa escola, sobre a importância da mudança de hábitos, para melhorar as condições ambientais; levantar com os alunos problemas ambientais existentes na escola ou proximidade e possíveis soluções e consciencializar de que a Educação Ambiental tem um papel importante no desenvolvimento global dos cidadãos e na sua autoformação.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
“Para a Biodiversidade preservar, dela temos de cuidar! Para a Biodiversidade regenerar, é urgente revigorar!”

Link do vídeo:

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