Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Limpeza do Monte de Santa Tecla

Breve descrição da ação:
Alunos do 5.º F limpam zona florestal envolvente ao Monte de Santa Tecla.
Os alunos do 5º F da Escola Básica Bernardino Machado, foram no dia 17 de fevereiro de 2022 ao Monte de Santa Tecla. A turma pôs em prática uma operação de limpeza do local.
Os alunos foram de autocarro até ao local munidos de luvas e sacos do lixo para a recolha de objetos aí depositados. O material recolhido foi devidamente separado e colocado nos ecopontos existentes na escola.
Para além do mais, os alunos puderam ter contacto com a natureza, com algumas espécies autóctones e ter a noção da gravidade do problema.
“As pessoas estão a ser desumanas a fazer o que fazem, sem pensar nas consequências que vão trazer para a natureza”, disse uma aluna da turma preocupada com o problema.
Turma 5º F

Intervenientes:
Alunos do 5.º F e os docentes pertencentes ao conselho de turma.

Data de realização:
17 de fevereiro

Local de realização:
Monte de Santa Tecla

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Esta atividade teve como objetivo sensibilizar os alunos e a população para a não poluição do meio ambiente dado que a mesma traz malefícios para o nosso meio ambiente tais como: aumento da destruição da camada do ozono; o aquecimento global; a destruição de alguns habitats e consequente extinção de algumas espécies. Os alunos limparam o espaço envolvente ao monte de Santa Tecla, assim ficou com menos resíduos e com aspeto mais agradável.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Os alunos pesquisaram o local onde pretendiam realizar a intervenção. Pesquisaram, também, o tempo que é necessário para ser feita a decomposição desses resíduos.
Posteriormente, foram ao local munidos de sacos de plástico e luvas para realizaram a ação pretendida.
Seguidamente, recolheram os resíduos e colocaram-nos nos recipientes corretos existentes na escola (ecopontos, lixo comum).
Foi realizado o registo fotográfico de toda a ação.
Para finalizar, foi elaborado, pelos alunos, um vídeo com as fotografias recolhidas no local, com o objetivo de ser divulgado a toda a comunidade.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os alunos ficaram a conhecer os resíduos que devemos reciclar, o tempo que demora a decomposição desses resíduos, espécies existentes na nossa floresta, importância e com a podemos proteger. Os alunos ficaram assustados com a quantidades de "lixo" que encontraram no local. O vídeo realizado será divulgado, na sala do aluno, para que todos os alunos possam ver, na semana do ambiente (3 a 9 de junho).

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Nas disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento foram feitas pesquisas sobre as espécies existentes na floresta e tempo necessário para a decomposição dos resíduos.
Na disciplina de Português, foi realizada a notícia sobre a ação e frases que constam no vídeo.
Na disciplina de Educação Física, os alunos ficaram a conhecer os trilhos existentes no Monte visitado.
Na disciplina de Tecnologias de Educação e Informação, foi executado o vídeo.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
A floresta devemos preservar, todos juntos vamos ajudar!

Link do vídeo: