Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Colégio Monte Flor (Oeiras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Biodiversidade no nosso Meio

Breve descrição da ação:
Esta ação pretende dar a conhecer aos alunos a biodiversidade do meio local e valorizar a nossa floresta, inspirar o ar puro, descobrir recantos e espécies florestais únicas, como também presenciar e ouvir as aves. Pretende religar as crianças à Natureza, através do brincar e de experiências divertidas, regulares e continuadas.

Intervenientes:
Alunos do 3º ano, professores e monitores

Data de realização:
Ao longo do 2º Período

Local de realização:
Parque Natural Sintra-Cascais

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Após esta fase de isolamento social e de ensino tecnológico a distância, era urgente explorar este tema para dar a conhecer melhor o habitat de tantos animais e plantas, entender melhor as suas necessidades como também a sua preservação. Promover todos os recursos visuais e sensoriais que uma floresta proporciona numa criança e os seus efeitos benéficos no seu desenvolvimento.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Foi tema de discussão em projeto de turma através da pergunta de partida “Como posso conhecer melhor a biodiversidade?”. Aqui os alunos foram incentivados a propor ideias, a partir da questão de partida, que lançou as bases para a construção de todo o projeto.
A partir das ideias lançadas na Chuva de Ideias, foi construído então um Mapa Mental com as questões centrais que orientaram todo o trabalho: O quê?; Para quê?; Como?; Para quem?; Quando?; Onde?; E se?.
O Mapa Mental permitiu então criar um esquema com o Produto Final, Objetivos e Tarefas a desenvolver ao longo do Ciclo de Vida do Projeto.
- De seguida, fizemos a visita à floresta para conhecer e realizar os primeiros registos observados.
- Divididos em grupos, iniciámos a limpeza da floresta.
- Com os elementos naturais que a floresta oferece, foram criados comedouros paras as diversas espécies de aves, produções artísticas (Expressão Plástica)
- Recolha de espécie de plantas para a realização de um herbário.
- Foi realizado o reconhecimento das diversas espécies, inclusive de espécies vulneráveis como a borboleta Aurínia e da salamandra de fogo.
- De forma a sensibilizar e alertar toda a comunidade escolar, os alunos criaram um Sway sobre a Borboleta Aurínia e Salamandra de Fogo.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Este projeto permitiu o entendimento da realidade da biodiversidade local como também a conservação da mesma. Possibilitou também o envolvimento de outras disciplinas e o reconhecimento da floresta como parte integral da nossa vida e a importância da sua preservação.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Parceria com a “Escola da Floresta” e pesquisa em vários sites.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Articulação com Estudo do Meio, Inglês, Português, Matemática e Cidadania.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Conhecer para preservar!

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.