Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Básica da Mata (Estremoz)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Visita ao Fluviário de Mora

Breve descrição da ação:
A visita de estudo ao Fluviário de Mora teve como objetivo o conhecimento das espécies autóctones que existem nos rios de Portugal.

Intervenientes:
Jardim de Infância da Mata-Estremoz
Sala 0A, 0B, 0C, 0D- nº de crianças- 84
Educadoras de Infância- 4
Animadoras Sócioculturais-4
Assistentes Operacionais-4

Data de realização:
18 e 19 de maio

Local de realização:
Mora

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A conservação dos peixes de água doce nativos de Portugal está seriamente ameaçada por múltiplos fatores que, não raramente, têm um efeito simultâneo e cumulativo nos cursos de água: poluição, destruição de habitats, escassez de água, proliferação de espécies exóticas, e perda de conectividade por construção de barreiras intransponíveis (barragens e açudes).
Na localidade de Estremoz existe a barragem de Veiros que servem de abastecimento de água canalizada à população do concelho, bem como no uso para rega de terras cultivadas e para a pecuária.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Visita ao Fluviário:
-Visionamento de um vídeo de apresentação sobre os problemas e dificuldades que os peixes enfrentam para viver nos rios, nos dias de hoje (poluição, barragens, mudanças climáticas,...)
-Visita guiada aos aquários de espécies exóticas originárias de outros países
-Observação das espécies autóctones de água doce (rio) desde a nascente até à foz
-Visita a uma praia fluvial e a uma barragem
Atividades na sala:
-Registo escrito da visita de estudo
-Registo fotográfico
-Mostragem do catálogo do Fluviário, com imagens da flora e a fauna
-Exploração da história: "Barbatanar"
-Desenhos individuais sobre a visita de estudo e registo escrito

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Constatou-se que as crianças começam ter um claro conhecimento das espécies autóctones existentes nos rios e da importância em preservar, cuidar deste ecossistema.
- As crianças estão sensibilizadas e demonstram preocupação pelo meio ambiente nas suas atitudes diárias em contexto de sala de aula.
- Incentivam as famílias a práticas mais ambientais nomeadamente, na reciclagem, na poupança de água e energia.
- Estão mais despertos para a poluição dos rio e dos mares, bem como na preservação da flora e fauna.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
-Livros da biblioteca escolar e particulares alusivos ao tema.
-Pesquisas no google

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Áreas de conteúdo desenvolvidas: Conhecimento do Mundo, Área da Formação Pessoal e Social e na área da Expressão e da Comunicação promovendo atividades lúdicas.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Rio não poluído....tem sentido!
Peixe limpo e fresco é o que eu pesco!

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.