Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola EB1/JI Pólo do Conde 2 (Sesimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Plantar plantas autóctones

Breve descrição da ação:
No enquadramento do tema “Biodiversidade: regenerar e preservar”, tema que permite veicular conhecimentos sobre a biodiversidade dos seres vivos, conhecimento este promotor de atitudes responsáveis face à Natureza, durante o primeiro Eco Conselho desta instituição escolar, foi um dos assuntos abordados pelos Eco Delegados. Os alunos revelaram a necessidade de terem plantas no recreio da escola, principalmente para terem mais oxigénio para respirar. Observou-se também, através da auditoria, que os alunos não conheciam o termo “planta autóctone”.

Intervenientes:
Alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo da EB1/JI do Pólo do Conde 2

Data de realização:
Ao longo do ano.

Local de realização:
Espaço de lazer escolar.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A dinamização e implementação desta atividade, permite aos alunos estimular o desejo de conhecer, envolvê-los na organização e planificação do seu trabalho, promovendo hábitos, comportamentos e atitudes que promovam a manutenção da biodiversidade e reconhecimento da existência de bens comuns à humanidade (água, ar e solo), bem como das espécies locais.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Durante a realização da auditoria o grupo escolar revelou que desconhecia o termo “planta autóctone”. Desta forma criou-se um ponto de partida, onde os alunos aliaram a sua vontade em criar um espaço mais saudável e mais agradável na escola e ao mesmo tempo conhecer alguns conceitos desconhecidos até então. A empresa Secil doou algumas espécies à escola e com a ajuda da Dr.ª Ana Duarte da Associação Anime, selecionaram-se as espécies que deveriam ser plantadas.
Os alunos apadrinharam as espécies plantadas. Pesquisaram e criaram uma “tabuleta” com o PowerPoint que serviu para identificar a espécie depois de plantada. Colocaram também a informação em QR CODE no gradeamento da escola, para que a Comunidade pudesse ter acesso a esta informação.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os resultados visíveis foi um maior cuidado e respeito dos alunos pela biodiversidade da escola, protegendo as espécies nela presente, e também monitorizar o conhecimento sobre as plantas que existem no meio que os rodeia (elementos recolhidos após mini-inquérito a vários grupos de alunos).
Relativamente à comunidade, foi visível a curiosidade da mesma em ler as tabuletas e utilizar o QR CODE.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
As fontes consultadas pelos alunos foram digitais e o site da Eco Escolas com informação sobre as plantas autóctones.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
A implementação desta ação deu-se de forma interdisciplinar e articulada com o currículo e também adequada ao nível etário dos alunos usando uma metodologia de Trabalho de Projeto. Esta metodologia concretizou-se através da resolução de problemas, partindo de questões reais, colocadas pelos próprios agentes de mudança (os alunos). Neste caso, a definição do problema foi: Como criar um “ar” melhor para respirar?”; “O que é uma árvore autóctone?». Os conteúdos curriculares abordados foram: as plantas do nosso meio ambiente; os seres vivos, a preservação da nossa biodiversidade, fase de crescimento e partes da planta, desenvolvimento de comportamentos, responsabilidade cívica, atitude e valores (cidadania) e trabalho em cooperação.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Crescer no meio da nossa biodiversidade é divertido!

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.