Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola EB 1, 2 e 3 ciclos Professor Carlos Teixeira (Fafe)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Comemoração do Dia da floresta autóctone/Dia Internacional das florestas; Projeto eTwinning – “My soil My green”; Comemoração do Dia Mundial do Ambiente/Dia Eco-Escolas do Eco-Agrupamento - Marcha da Sustentabilidade.

Breve descrição da ação:
Comemoração do Dia da floresta autóctone/Dia Internacional das florestas – Webinar sobre “Ameaça das plantas invasoras à Biodiversidade”, 3º ciclo e “O impacte dos incêndios na preservação da floresta”, 2º ciclo;
Projeto eTwinning – “My soil My green” – a importância dos solos na preservação da biodiversidade;
Ação de sensibilização e de limpeza na barragem de Queimadela;
Trabalhos de pesquisa orientada na disciplina de Ciências Naturais do 8º ano sobre a ação do Homem sobre os ecossistemas, com a elaboração de posters, slogans e escolha de um ser vivo representativo da Biodiversidade do Planeta Terra;
Comemoração do Dia Mundial do Ambiente/Dia Eco - Escolas do Eco-Agrupamento, com a Marcha da Sustentabilidade que percorreu algumas artérias da cidade com o intuito de sensibilizar a comunidade para a problemática da Sustentabilidade.

Intervenientes:
Alunos do 1º ciclo - 4º ano; 2º ciclo – 6º ano; 3º ciclo – 8º ano do Agrupamento; professores, assistentes operacionais, município de Fafe, polícia municipal, encarregados de educação.

Data de realização:
Dia 23 de novembro; dia 21 de março; durante o primeiro período; dia 18 de dezembro; dia 6 de junho, respetivamente.

Local de realização:
Escola Prof. Carlos Teixeira; Escola Prof. Carlos Teixeira e Silvares; Escola Prof. Carlos Teixeira e restantes escolas do Agrupamento, respetivamente.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
- Consciencializar para a proteção/preservação do meio ambiente;
- Sensibilizar os alunos para a importância das árvores na nossa vida;
- Incutir nos alunos o dever da preservação da floresta (autóctone);
- Preservar as árvores existentes no recinto escolar;
- Educar a comunidade escolar para a problemática das espécies exóticas;
- Identificar e monitorizar espécies exóticas no meio envolvente da escola;
- Compreender a importância da Biodiversidade para o ambiente e para a humanidade;
- Tomar consciência da importância de preservar a Biodiversidade;
- Compreender as principais ameaças à Biodiversidade;
- Conhecer diferentes estratégias que visam proteger a Biodiversidade;
- Comemorar o Dia do Eco - Escolas do Agrupamento.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Reunião com o diretor do Agrupamento;
Reuniões com os coordenadores Eco – Escolas do Agrupamento;
Reunião com o vereador do Ambiente da Câmara Municipal da Fafe, nosso parceiro;
Planificação das atividades por Coordenadores Eco – Escolas e docentes da disciplina da Ciências Naturais, do 8º ano das escolas Carlos Teixeira e Silvares;
Colaboração com as Prof. Hélia e Elisabete Marchante, do Centre For Functional Ecolology;
Trabalhos de Pesquisa orientada pelos alunos do 8º ano;
Elaboração de um Ebook com os cartazes resultantes da pesquisa;
Produção de um vídeo sobre a Marcha.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
- Identificar espécies autóctones/exóticas;
- Monitorizar a expansão das espécies invasoras;
- Reconhecer a importância da preservação da Biodiversidade;
Exposição de trabalhos: https://www.canva.com/design/DAFCvpLS8-g/hycqyYStb0x423Px3FACDg/view?utm_content=DAFCvpLS8-g&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton#1

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas;
Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens;
Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária;
Agência Portuguesa do Ambiente;
Quercus;
Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves;
Invasoras.pt;
BioDiversity4all.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Estudo do Meio, 4º ano:
À descoberta do Meio Natural;
À descoberta das inter-relações entre espaços.
Ciências Naturais, 8º ano:
Sustentabilidade na Terra – Equilíbrio dinâmico dos ecossistemas e desenvolvimento sustentável; Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas; Recursos naturais: exploração e consequências;

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
“Cada ser vivo no seu ambiente, e a vida segue em frente!”

Link do vídeo:

https://drive.google.com/file/d/18bezLgmebcktgijDv1NBAni5jAfK7gh2/view