Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola EB 2,3 Delfim Santos (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Montagem de uma exposição aberta à comunidade escolar

Breve descrição da ação:
Aproveitando uma parceria estabelecida entre a escola e o parque ecológico de Monsanto, foram realizadas várias ações para que os alunos conseguissem desenvolver o projeto “Biodiversidade vegetal na nossa escola”.
Com estas ações os alunos foram desafiados a recolher e a identificar a flora presente no recinto escolar.
Foram recolhidas sementes e folhas nos diferentes espaços verdes da escola.
Posteriormente os elementos recolhidos foram identificados e construído um herbário das espécies dominantes.
Com o trabalho final foi montada uma exposição aberta a todos os alunos.

Intervenientes:
Para este projeto participaram os alunos do 5º e 6º anos, bem como os alunos do Centro Level Up (centro de atividades a funcionar nas instalações da escola com alunos da mesma

Data de realização:
Entre 19 e 26 de Maio

Local de realização:
Escola Básica 2,3 Professor Delfim Santos

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Esta ação tem como objetivo o estudo e análise da biodiversidade animal e vegetal existente na escola e sua envolvente, com isto os alunos e restante comunidade escolar tiveram a oportunidade de entender a diversidade vegetal da região.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Para este projeto foram realizadas colheitas de materiais (sementes , folhas, caules, raízes e flores). Cada turma participante teve uma prévia apresentação da ação que iria decorrer e posteriormente procedeu-se à recolha dos materiais solicitados.
Após a recolha, em sala de aula com o professor responsável da turma, foi realizada uma pequena pesquisa para que se pudesse catalogar o que foi recolhido, para a elaboração do herbário da escola.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Como resultado desta ação os alunos puderam entender que na escola existe uma variedade de espécies vegetais características da região, sendo capazes de as identificar fora do contexto “escola”.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Muita da pesquisa elaborada pelos alunos foi com recurso à internet, ao manual adotado pela escola e a alguns documentos trazidos pela equipa do parque ecológico de Monsanto, que colaborou no projeto.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Este projeto foi articulado com a matéria lecionada nas disciplinas de Ciências, Matemática, Educação Visual e Português.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
“Semente na mente ajuda o ambiente!” - autores: Marta Costa/ Duarte Dias

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do Vimeo.