Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola EB/JI Hortênsia Diogo Correia (Cascais)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Educação e Sensibilização Ambiental - FAZ ECO - "Para a Terra preservar da nossa Praia vamos cuidar!"

Breve descrição da ação:
No dia 4 de maio, todas as turmas desfilaram pelas ruas da localidade e deslocaram-se à praia de São Pedro do Estoril,entoando melodias para a defesa do meio ambiente. Chegados à praia apresentaram a música "É no amor que encontramos a beleza... E no respeito pelas leis da natureza". De seguida procederem à recolha de lixo presente no areal. Foi afixado um LayoutCartaz no Totem da praia como forma de assinalar o evento.

Intervenientes:
Toda a comunidade Educativa (Alunos, Professores, Auxiliares de Educação, Encarregados de Educação), Cascais Ambiente e Câmara Municipal de Cascais.

Data de realização:
04/05/2022

Local de realização:
Escola e Praia de São Pedro do Estoril

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Estas Ações de Sensibilização Ambiental para a biodiversidade são uma ferramenta fundamental para a mudança comportamental relativamente ao meio ambiente.
Visam estimular nos cidadãos mudanças de condutas e comportamentos, em particular ao nível do espírito de participação e responsabilidade civil, demonstrando a importância da limpeza pública, do planeamento e execução da recolha de resíduos, de reduzir a produção dos resíduos e reutilizar, reciclar e/ou valorizar determinados resíduos.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
O projeto foi desenvolvido com a participação de todos os alunos da Escola Básica Hortênsia Diogo Correia (pré-escolar, 1.º; 2.º; 3:º e 4:º anos). Foi projetado e elaborado por cada turma um animal aquático representante da fauna marítima presente no ecossistema da costa portuguesa. Foi ensaiada uma música alusiva à temática da preservação da natureza e da importância da consciência ambiental. Foi elaborado um LayoutCartaz para alertar e despertar a sentido ético diretamente ligado à ecologia. No dia 4 de maio, todas as turmas deslocaram-se à praia de São Pedro do Estoril, para procederem à recolha de lixo presente no areal. Os alunos desfilaram pela praia e entoaram a música previamente ensaiada. O LayoutCartaz foi afixado no Totem da praia como forma de assinalar o evento.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Esta ação teve como objetivo informar e esclarecer as pessoas sobre os problemas ambientais e suas possíveis soluções, procurando transformar os cidadãos em participantes ativos na proteção dos valores naturais.
Pensamos que toda a comunidade educativa ficou consciente do seu papel na defesa do ambiente e na melhoria da qualidade de vida de todos os seres vivos. Certamente haverá mudanças de atitudes, pois a nossa escola teve um papel importante, permitindo um maior e melhor esclarecimento que conduzirá à adoção de atitudes mais sustentáveis.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
- https://www.cascais.pt/sub-area/educacao-e-sensibilizacao-ambiental
- https://www.serralves.pt/en/atividades-serralves/2105-do-pro-fundo-do-nosso-mar-gestao-e-conservacao-da-biodiversidade-na-fronteira-do-planeta-16-mai/
-https://www.cascais.pt/noticia/mergulhar-com-criancas-e-descobrir-o-oceano
- https://www.cascaisea.pt/pt/
- https://www.publico.pt/2015/05/02/local/reportagem/praia-das-avencas-sera-a-primeira-area-marinha-protegida-de-gestao-local-1694165

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
O projeto esteve sempre em articulação com o currículo dos vários anos de escolaridade.
Na área do português os alunos escreveram frases e poemas alusivos ao ambiente, com especial realce para os ecossistemas marinhos.
Na matemática realizaram-se contagens do lixo, fizemos agrupamentos, medimos o areal da praia, pesámos o lixo e fizemos a conversão das medidas e construímos gráficos de barras.
No estudo do meio efetuámos pesquisas sobre os animais marinhos, estudando o seu habitat, do que se alimentam, reprodução e outras curiosidades.
Na expressão musical entoámos uma música, cujo tema foi "É no amor que encontramos a beleza... E no respeito pelas leis da natureza".
Na expressão plástica construímos, desenhámos, recortámos e pintámos animais marinhos que se encontram em vias de extinção, de forma a serem construídos estandartes para o desfile na praia. Realizámos, igualmente, um LayoutCartaz para ser afixado no Totem da praia.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
É no amor que encontramos a beleza... E no respeito pelas leis da natureza

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.