Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (Vila Real de Santo António)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Ação de Limpeza de Invasoras: Chorão da Praia

Breve descrição da ação:
A partir do estudo de plantas invasoras, realizado com a turma de 10º ano nas aulas de Área de Integração, decidiu-se organizar uma ação de limpeza de uma dessas espécies, o chorão da praia, na área de mata nacional junto à praia de Santo António. Essa ação alargou-se a toda a escola, tendo participado todos os alunos e um número considerável de professores.

Intervenientes:
Todos os alunos de nível 4, cerca de 33; 7 professores e uma técnica do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

Data de realização:
27 de Maio de 2022

Local de realização:
Estrada dos 3 Pauzinhos / Praia de Santo António / Mata Nacional das Dunas Litorais de VRSA

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A partir do estudo realizado e da palestra dada pela técnica do ICNF, constatou-se que esta espécie invasora coloca em causa o habitat de uma espécie protegida existente na nossa mata: o camaleão.
O chorão da praia forma tapetes extensos e impenetráveis que impedem o desenvolvimento de vegetação nativa, nomeadamente a retama, o habitat natural do camaleão. É uma planta de crescimento rápido e nos últimos anos tem vindo a ocupar uma área cada vez maior na nossa mata. Assim sendo, é de extrema importância o seu controlo e erradicação, uma vez que o camaleão é uma espécie protegida, com cada vez menos exemplares e que se encontra restringido, no nosso país, a uma ínfima faixa litoral, onde se inclui a Mata de Vila Real de Santo António.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1. Estudo de invasoras e sua distinção de espécies exóticas.
2. Identificação das principais espécies invasoras na nossa região.
3. Estudo do chorão da praia - características; distribuição e impactes.
4. Identificação da área de intervenção da ação de limpeza.
5. Contacto do município a fim de pedir material de limpeza (luvas e sacos de lixo) e combinar o local de recolha dos sacos.
6. Calendarização da ação, convite às outras turmas.
7. Realização da ação de limpeza.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Foram limpas diversas zonas dispersas, tendo conseguido reunir cerca de 20 sacos de lixo de grande capacidade. Os sacos ficaram ao longo da estrada dos 3 pauzinhos, tendo sido contactado o município a fim de realizar a recolha dos mesmos. Durante a ação fomos acompanhados pela técnica do ICNF, Rosa Madeira, que para além de dar uma palestra inicial sobre invasoras e a importância de remoção do chorão da praia, acompanhou e orientou os trabalhos de remoção do mesmo.
A ação tem como principal impacte a limpeza de uma área que constitui habitat privilegiado do camaleão, promovendo a proliferação da retama, a vegetação que lhe serve de principal habitat.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Invasoras.pt
Instituto de Conservação da Natureza e Florestas

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
A ação articulou-se com o módulo da disciplina de Área de Integração: "Um desafio global: o desenvolvimento sustentável" .

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Nem todas as espécies são benéficas, algumas podem colocar em causa a sobrevivência de outras.

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.