Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (Portimão)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Limpeza das ervas daninhas, cardos, erva parede, entre outras existentes no espaço exterior da escola

Breve descrição da ação:
Não havendo possibilidade de colocar em prática o plano traçado inicialmente uma vez que implicava a utilização transporte, verificados que dentro de portas poderíamos preservar e regenerar a biodiversidade existente no nosso espaço escolar.
Como as turmas envolvidas no desafio iam iniciar o seu projeto integrador juntamos esforços.
Este trabalho tinha como objetivo a demonstração do trabalho feito ao longo do ano letivo e espaço exterior seria o melhor para juntar a família!
Assim lançamos mãos à obra para limpeza dos espaços que pela existência de ervas, cardos e pastos não possibilitavam a colocação das mesas e bancadas.

Intervenientes:
Turmas de 1º ano
- técnico(a) de cozinha/pastelaria
- técnico(a) de restaurante/bar

Data de realização:
29/04/2022

Local de realização:
Espaço traseiro e lateral esquerdo dentro do perímetro da EHTPortimão

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Tornar o espaço possível de realizar atividades exteriores onde podemos usufruir de natureza, ouvir pintassilgos, rolas, pardais e chapins (pequena ave que deixou de aparecer pela zona urbana de portimão), que voltaram e nidificam dentro do nosso espaço escolar. Podemos também apreciar os canteiros de aromáticas que colocámos.
Temos aromáticas incríveis (tomilho, hortelã pimenta, hortelã da ribeira, coentros, manjericão) que são utilizadas na nossa cozinha.
Preservar a regenerar os seres vivos, as espécies de plantas existente de forma equilibrada e ao mesmo tempo equilibrar os espaços existente dentro de "portas", foi o nosso maior objetivo.
PS: A turma de 2º ano de TCP também apresentou o seu projeto neste espaço.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Visita ao local
Planeamento do trabalho a desenvolver
Material e ferramentas a utilizar

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Restaurar ambientes plantados pelo homem e naturais.
Preservar o espaço exterior !
Espaço de convívio com a natureza dentro da própria escola!
Espaço onde é possível conviver toda a comunidade.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Aplicação AppPlantNet
Na aplicação conseguimos ficar a saber muito mais sobre cada uma das plantas (ervas, cardos, olendros) entre outras existentes no espaço.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Junto das diferentes disciplinas envolvidas trabalharam em sala de aula calculando áreas e perímetros, traduziram para as diferentes línguas e tentaram falar um pouco sobre o que foi pesquisado.
Também pesquisaram se entre as espécies existiam invasoras e estudaram relação destas com homem (toxicidade e alergias ).

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Se em seu redor os espaços verdes tratar,
A BIODIVERSIDADE aqui não irá Faltar!"

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.