Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Centro Escolar de Arrifana (Vila Nova de Poiares)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Projeto Biodiversidade: Preservar e Regenerar

Breve descrição da ação:
Este projeto surge no seguimento de um projeto desenvolvido no nosso Centro Escolar. noano letivo anterior sobre as plantas invasoras -" Nem toda a beleza faz bem à Natureza". A autarquia decidiu dar seguimento a este tema e avançou com um projeto a nível concelhio para erradicar as ervas pampas. Neste contexto realizou uma ação de sensibilização nos centros escolares e foi este o lançamento do projeto Biodiversidade Preservar e Regenerar. Através de pesquisas, de articulação com a família, da vivência de dias temáticos como o dia da floresta autóctone, da água, da árvore, da Terra; de atividades práticas de observação , de recolha e experiências com elementos naturais, de trabalhos de expressão plástica e de atividades em articulação com a Quinta da Moenda, um espaço magnifico onde pudemos vivenciar, acompanhar e compreender muitas das questões relacionadas com a proteção e regeneração da floresta.
A encerrar o nosso projeto fizemos uma visita à exposição Bio_Poiares - dinamizada pela autarquia onde pudemos observar uma compilação de registos fotográficos devidamente fundamentados e contextualizados sobre a flora e fauna do nosso concelho.

Intervenientes:
Crianças, Professores, Educadores, Assistentes Operacionais, Famílias, Autarquia, Junta de Freguesia e Quinta da Moenda(LPN)

Data de realização:
Ao Longo do ano letivo

Local de realização:
Centro Escolar de Arrifana e Floresta envolvente

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Com este projeto conseguimos consciencializar as crianças para a importância da floresta na qualidade de vida das pessoas e para o que podemos fazer para promover o seu desenvolvimento sustentável e saudável. Acreditamos que as crianças sejam também influenciadores junto da família quer para a aquisição de comportamentos adequados quer na valorização das atividades promovidas quer pela Autarquia quer pela Quinta da Moenda junto da floresta local. Estas iniciativas serão mais bem sucedidas quando compreendidas acompanhadas e ajudadas pela população local.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Lançamento - Sessão de esclarecimento pelos técnicos da autarquia - "Nem toda a Beleza faz bem à Natureza
Comemoração de dias temáticos, como o dia da floresta autóctone, da água, da árvore, da Terra - realização de pesquisas, canções, exploração de histórias temáticas, registos gráficos, etc.
Participação em iniciativas da autarquia - Colocação das caixas ninho e dos comedouros;
Atividades de separação de resíduos nos ecopontos e participação em campanhas solidárias;
Trabalhos de composições plásticas com elementos naturais;
Jogos e histórias temáticas;
Experiências (germinação, observação de animais no recreio e nas visitas à floresta, recolha de elementos naturais, etc);
Aulas de campo;
Articulação com a família - Exposição "Arte e Floresta", sementeiras, partilhas, etc
Visitas à quinta da Moenda
Sessão de esclarecimento com a bióloga da autarquia;
Visita à exposição Bio_Poiares

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
As crianças estão mais informadas, são capazes de expor as suas ideias e nas suas conversas conseguimos verificar que adquiriram conhecimentos práticos sobre a floresta juntamente com uma postura assertiva e esclarecida sobre a preservação floresta.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Livros temáticos, material enviado pelo projeto eco escolas, internet, etc.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Com este projeto articulámos atividades no âmbito da áreas de expressão, conhecimento do mundo e desenvolvimento pessoal e social; e das disciplinas de Estudo do Meio, Expressões e Cidadania e Desenvolvimento.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Floresta é Vida

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.