Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Colégio O Sossego da Mamã (Almada)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Recolha de chorões e apanha de lixo na Mata dos Medos

Breve descrição da ação:
A turma deslocou-se à Mata dos Medos para a recolha de invasoras (chorões) pela raiz e realizar uma apanha de lixo.

Intervenientes:
Alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Data de realização:
30 de maio de 2022

Local de realização:
Mata dos Medos

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
As planta invasoras impedem o crescimento de outras espécies provocando alterações nos ecossistemas. Nesta mata existem algumas invasoras sendo o chorão (Carpobrotus edulis) uma das principais. Ao procedermos à sua recolha pela raiz estamos a fomentar o desenvolvimento de espécies nativas e que são favoráveis ao correto desenvolvimento do ecossistema da mata.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Em primeiro lugar os alunos consultaram o Herbário fotográfico da Agenda 21 de Almada verificando que existem várias espécies na Mata dos Medos. De seguida, identificaram três espécies invasoras: o chorão, a acácia-das-espigas e a erva-gorda. O objetivo seria então recolher espécies invasoras, ajudando o ecossistema da mata.
Na mata procedeu-se à recolha do chorão pela raiz, pois foi esta a espécie visualizada em maior abundância. Para além disso, os alunos tiveram a iniciativa de apanhar lixo pois na zona da entrada da mata (próxima das zonas do piquenique) havia muito e estava a poluir o solo e a tornar a paisagem desagradável. Não fomos preparados com luvas para a apanha de lixo sendo que utilizámos um saco de plástico para fazer de luva. Em suma, procedeu-se a uma ação de limpeza da mata através da apanha de uma grande quantidade uma planta invasora e posteriormente de lixo doméstico deixado na mata pela população.
Já no colégio procederam ao registo da apanha do chorão através de um desenho da planta e escrita do local onde a viram, dia em que a descobriram e algumas notas, tais como a dificuldade em arrancar esta espécie.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os principais resultados obtidos foram:
- a compreensão e aprendizagem de que existem plantas invasoras que impedem o crescimento das espécies nativas, influenciando negativamente o correto desenvolvimento do ecossistema local;
- O impacto do antes e depois da apanha de lixo fomentando uma postura proativa e uma correta noção da preservação do ambiente.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Herbário fotográfico da Agenda 21 de Almada

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Esta ação articula com os conteúdos de Estudo do Meio das plantas, por exemplo as partes das plantas sendo que as mesmas têm de ser arrancadas pela raiz e noutros conteúdos como a poluição dos solos, cadeias alimentares, biodiversidade existente, entre outros.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Vamos ajudar a nossa mata!

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.