Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Profissional Cenatex (Guimarães)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
City Nature Challenge 2022

Breve descrição da ação:
O Laboratório da Paisagem é o responsável pela organização do evento em Guimarães, que desafia todos os vimaranenses, sejam eles aspirantes a cientistas ou simples fãs da natureza e da ciência, de todas as idades e origens, a fotografar toda a biodiversidade que encontrarem no território vimaranense. A iniciativa, uma competição saudável onde cada cidade tenta registar o maior número de espécies, desafia o cidadão a observar e enviar fotografias de animais, plantas e fungos, e decorre de 29 de abril a 2 de maio. Assim, o laboratório lançou desafio, no programa Pegadas, e a EP Cenatex decidiu participar na iniciativa.

Intervenientes:
Alunos do 10º ano do Curso profissional de Design de Moda da EP Cenatex.

Data de realização:
2 maio de 2022

Local de realização:
Zona das Hortas Pedagógicas - Creixomil - Guimarães

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A ação para a biodiversidade local tem como objetivo promover tanto a inovação e o conhecimento como a investigação e a divulgação científica, resultando assim da contribuição a nível do desenvolvimento sustentável e para o bem-estar e aprendizado da vida das pessoas e também a proteção dos recursos naturais.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Deslocámo-nos para as Hortas Pedagógicas, em Creixomil, onde nos encontramos com biólogas do laboratório da Paisagem que se fizeram acompanhar na atividade e apoiaram os alunos no registo e identificação das espécies. Visualizamos e fotografamos a fauna e a flora do local. Após cerca de 2 horas de exploração do local voltamos para a escola para descarregar as fotografias na aplicação Biodiversity Go!, desenvolvida pelo Laboratório da Paisagem, para identificação das mesmas.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
• Incluir e consciencializar a comunidade escolar sobre a biodiversidade local.
• Incentivar a mudança de comportamentos para a contribuição da sustentabilidade do planeta.
• Reconhecer o impacto da mudança de comportamentos dos seres humanos para com o planeta.
• Alertar o mundo sobre a degradação da biodiversidade.
• Debutar a importância da população na conservação da biodiversidade de forma a agirem e se integrarem na estratégia da educação para a cidadania de escola.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
City Nature Challenge;
Laboratório da Paisagem;
Biólogas do Laboratório da Paisagem;
App Biodiversity GO!

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Articulação com o Laboratório da Paisagem (Câmara municipal de Guimarães), na disciplina de Área de Integração, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento e Formação em Contexto de Trabalho na área de desenvolvimento e participação em projetos.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Não deixes a tua irresponsabilidade afetar a biodiversidade!

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.