Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Associação para o Bem Estar Infantil (Vila Franca de Xira)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Biodiversidade: Preservar e Regenerar

Breve descrição da ação:
Perante o tema “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”, a turma do 4º ano B da Escola Jardim Infantil da Quinta dos Bacelos, elaborou um Jogo da Glória, que pudesse ser partilhado e jogado por toda a comunidade escolar.

Intervenientes:
Alunos da turma
Professora titular

Data de realização:
Meses de março, abril e maio

Local de realização:
Sala de aulas, Espaço exterior da escola, Sala de Tecnolabs

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Para elaborarem o jogo, pesquisaram e debateram sobre o tema da Biodiversidade e até que ponto colaboram, ou podem colaborar, no seu dia-a-dia para a conservar. Chegaram à conclusão de que esta importante temática passa por todos e por cada um de nós. Assim, consideraram que poderiam chegar à comunidade escolar de uma forma lúdica e, assim, passar a mensagem de que todos podemos e devemos cuidar - poupar - reutilizar.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Esta atividade foi desenvolvida primeiro em grande grupo e depois em pequenos grupos de trabalho. Os alunos pesquisaram e debateram sobre a temática e depois construíram o jogo. Para elaborarem o jogo, utilizaram pequenos cartazes que construíram em folhas da “caixa da reutilização” da sala de aula, marcadores, colas, rolos de papel higiénico e restos de tecido.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os alunos estão, mais uma vez sensibilizados para a importância desta temática e pretendem apresentar o seu projeto às restantes turmas do 1º Ciclo e às turmas dos 5 anos, do pré-escolar.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Site da EBAE
Internet

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, Educação Artística, Português e Estudo do Meio.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Cuidar – Reutilizar – Poupar: Está nas tuas mãos, para o Planeta salvar!

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do Vimeo.