Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Associação Externato Santa Joana (Sesimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
“Dança com asas”

Breve descrição da ação:
“Dança com asas” é um projeto que envolveu as crianças da Sala dos Golfinhos (Pré-Escolar) em várias atividades sobre as AVES existentes no meio envolvente e presentes na Lagoa Pequena. Local que acolhe e onde nidificam uma grande variedade de espécies que tanto contribuem para o equilíbrio dos ecossistemas. Uma ação que envolveu o grupo numa atitude de valorizar a biodiversidade e manter um contacto mais direto com a natureza.

Intervenientes:
23 crianças (dos 3 aos 6 anos), pessoal educativo e famílias

Data de realização:
Durante o ano letivo 2021/22

Local de realização:
Na sala, nos espaços exteriores, na Biblioteca e Espaço interpretativo da Lagoa Pequena (Lagoa de Albufeira))

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Levar as crianças e os adultos a descobrir a biodiversidade local, para poderem ter um papel ativo na sua proteção.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Esta ação foi planeada para um conjunto de atividades que pretendem promover o gosto pelas aves, conhecê-las e protegê-las.
No início do ano letivo e por iniciativa do educador foi apresentado ao grupo várias imagens de aves existentes no meio envolvente. Cada criança escolheu uma ave para ser o seu símbolo do cabide e do chapéu. Começaram por memorizar o nome da sua ave e dos seus amigos e passaram à investigação em pequenas enciclopédias existentes na sala, em livros de histórias da Biblioteca Municipal e na internet. Descobriram os alimentos, as cores das suas penas, o seu canto e muitas outras curiosidades.
No Carnaval cada criança construiu a máscara correspondente à sua ave. Este trabalho foi usado no desfile de Carnaval, onde foi apresentado às outras salas de Pré-escolar e Creche. As mesmas máscaras foram utilizadas nas sessões de movimento expressivo com música.
Organizámos uma exposição de máscaras nos corredores do Jardim de infância, dando a conhecer as espécies à comunidade educativa.
Foi realizada uma visita ao Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena na Lagoa de Albufeira, com a atividade O MUNDO DAS AVES, dirigida às escolas. Local de grande beleza natural com vários percursos e observatórios, que permitiram observar e apreciar algumas aves que vivem e nidificam neste local.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Foi possível constatar o carinho com que cada criança fala das diferentes aves que já conhece e que serve muitas vezes de tema de conversa no seio de cada família. Muitas vezes as famílias enviam fotos de aves tiradas nos passeios de fim-de-semana. Foi possível que as crianças criassem uma ligação afetiva com as aves, mostrando à vontade em falar sobre cada uma.
Com a exposição das máscaras foi possível estimular a curiosidade de toda a comunidade educativa através da observação das mesmas e da sua identificação com a imagem real correspondente.
Na visita ao Espaço interpretativo da Lagoa Pequena, uma saída de campo, onde foi possível a observação de aves com recurso aos binóculos e telescópio. Houve a possibilidade de realizar experiências com as penas e perceber que as aves têm uma cobertura impermeável.
De certeza que terá impacto na vida nestas crianças, que com a sua participação ativa em atividades tão simples as tornarão pessoas mais conscientes do mundo natural que as envolve e defensoras destas espécies.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Foi possível promover aprendizagens que são transversais às diferentes áreas de conteúdo da Educação Pré-Escolar:
“A Área do Conhecimento do Mundo enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender porquê… pelo contacto com novas situações que suscitam a sua curiosidade e o interesse por explorar, questionar descobrir e compreender. (…) implica também o desenvolvimento de atitudes positivas na relação com os outros, nos cuidados consigo próprio, e a criação de hábitos de respeito pelo ambiente e pela cultura, evidenciando-se assim a sua inter-relação com a Área de Formação Pessoal e Social” OCEPE - MEC
Na Área de Expressão e Comunicação:
No Subdomínio das Artes Visuais foram disponibilizados materiais que possibilitaram formas de expressão artística: a pintura, o desenho, a fotografia … As crianças têm prazer em explorar de modo a desenvolverem a imaginação e as capacidades de criação – construção das máscaras.
No Subdomínio do Jogo Dramático/Teatro foram abordadas formas expressão e comunicação em que através do gesto, da palavra, do movimento do corpo, da expressão facial e da mobilização de objetos, através da representação das diferentes aves.
No Subdomínio da Música foi possível a interpretação e a criação do canto das aves e audição de ambientes sonoros da natureza, onde estiveram presentes os sons das aves.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
“Como é bom observar as aves dançar!”

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.