Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola EB 2,3 D. José I (Vila Real de Santo António)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Painel da Biodiversidade da Minha Terra

Breve descrição da ação:
1. Pesquisa sobre a biodiversidade da região.
Foram realizadas duas atividades para dar a conhecer a biodiversidade da região:
a) Jogo de “Caça ao Tesouro” com atividades alusivas a animais do Parque Natural da Ria Formosa:
A atividade consistiu na procura pelo recinto escolar, com recurso a um mapa com coordenadas, das atividades que os alunos resolveram em grupo, ficando a conhecer o nome, e algumas características dos animais (revestimento, regime alimentar, classe, entre outros).
Os animais selecionados foram: Galinha Sultana, Colhereiro, Flamingo, Berbigão, Camaleão, Enguia, Conquilha e Cavalo-Marinho.
b) Visualização de excertos do documentário “A Ria Formosa” da RTP disponível no Youtube, com resposta a questionário de escolha múltipla e respostas curtas.

Intervenientes:
Alunos do 5.º ano

Data de realização:
2.º período

Local de realização:
Vila Real de Santo António

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
A participação no projeto “Biodiversidade da minha Terra” surgiu integrado na planificação mensal do Projeto Curricular Diferenciado do Agrupamento focado na reciclagem, pelo que se determinou que todos os materiais a serem utilizados para a construção do painel seriam materiais recicláveis. Os materiais recolhidos foram: Cartão de uma caixa; embalagens de cartão de artigos alimentares como cereais, bolachas, iogurtes, batatas fritas, ovos; embalagens de plástico de legumes e toalhitas; embalagens de papel de lápis e de canetas; sacos de papel de pão, sacos de papel de lojas, rolos de papel higiénico e de cozinha; revistas de promoções de lojas; fitas de selamento de encomendas, palhinha de suporte de balões; rede de saco de batatas.
Utilizou-se material de desgaste: cola quente, cola branca, tesouras, tintas gouache e ainda, areia.
Os materiais foram recolhidos, e separados e organizados pelos alunos segundo o critério de cor. O cartão foi medido com a dimensão de 1m2 e serviu de base para a construção do painel.
Procedeu-se à construção do ambiente da Ria Formosa (zona de areal, zona verde com pinheiros e sapal) com recurso a colagem de papel, cartão, plástico e areia.
Os animais selecionados foram construídos com recurso aos materiais selecionados e separados.
Para construir o corpo da Galinha Sultana e do Colhereiro foi utilizada uma técnica com balões, cola branca e papel de revista, sendo em seguida o corpo coberto por penas recortadas nas caixas de cereais e coladas com cola quente. O bico e as pernas foram construídas com cartão. A pintura foi realizada com tinta gouache.
O Flamingo foi construído com recurso a uma parte de uma caixa de ovos, rolos de papel higiénico e de cozinha e caixa de batatas fritas. O bico foi construído em cartão e as patas com uma palhinha para balões reciclada.O corpo foi coberto por penas em cartão e pintado com gouache.
O Camaleão foi construído com recurso a caixa de ovos e cartão.
O Caranguejo boca-cava-terra foi construído com uma embalagem de bolachas, rede de saco de batatas e cartão de uma caixa de batatas fritas.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Destacamos o envolvimento dos alunos.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
1. Pesquisa sobre a biodiversidade da região.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
As atividades estão articulados com os conteúdos de ciências de natureza, artes, cidadania e mundo atual, português.
Sustentabilidade, reciclagem, ecosistemas.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
A minha terra

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.