Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento (Entroncamento)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Identificação das espécies vegetais exóticas / invasoras do pátio da Escola Secundária do Entroncamento

Breve descrição da ação:
Esta ação tinha como principal objetivo identificar as espécies exóticas, eventualmente invasoras, existentes no pátio/jardins envolvente da escola Secundária do Entroncamento. Posteriormente os alunos elaboraram um email para a Junta e para a Camara Municipal do Entroncamento a informar das espécies exóticas e invasoras existentes no pátio da Escola e a solicitar a sua remoção e substituição por espécies autóctones.

Intervenientes:
Os alunos da turma A do 11º ano de Ciências e Tenologias do Agrupamento de Escolas Cidade o Entroncamento

Data de realização:
março a maio de 2022

Local de realização:
Escola Secundária do Entroncamento

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Com esta atividade procurou-se promover o desenvolvimento de uma Cidadania Ambiental, sensibilizando e incentivando a comunidade educativa e local para boas práticas ambientais e para a mudança de comportamento, nomeadamente os alunos.
Ao tomarem consciência da enorme biodiversidade que existe na sua escola, os alunos aprenderam a identificar as espécies e dessas quais as são exóticas e até invasoras. Recorreram à legislação em vigor e depois desse trabalho tinham, enquanto cidadãos, a responsabilidade de informar as entidades competentes no sentido de as plantas invasoras serem removidas, o que fizeram e com sucesso, pela resposta afirmativa da Câmara Municipal do Entroncamento.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
- os alunos da turma dividiram-se em grupos e cada grupo ficou responsável por uma determinada área do pátio da escola;
- cada grupo na sua área procedia à identificação das espécies, recorrendo às aplicações iNaturalist, PlantNet e Google Lens.
- de regresso à sala de aula, cada grupo tinha como objetivo determinar quais as espécies de entre as que tinham identificado, as que eram espécies exóticas e / ou invasoras presentes no pátio. Para tal recorreram aos seguintes meios de identificação:
• site invasoras.pt (introduziam o nome científico da espécie consultavam as
fichas com a informação disponível);
• guia “Guia de Controlo de Espécies Exóticas Invasoras” da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves;
• Decreto-Lei n.º 92/2019, de 10 de julho;
• Lista Espécies exóticas ocorrentes em Portugal Continental, não incluídas na Lista Nacional de Espécies Invasoras e para as quais não se aplica o estipulado no Decreto-Lei nº 92/2019, de 10 de julho do ICNF
• Site http://noctula.pt/lista-de-especies-exoticas-invasoras-foi-atualizada/
- Após este trabalho de identificação os diferentes grupos identificaram as seguintes espécies exóticas e invasoras no pátio da escola:
- Cercis siliquastrum L. (nome comum: Olaia). Esta espécie não consta do Decreto-Lei n.º 92/2019, de 10 de julho, mas consta da Lista Espécies exóticas ocorrentes em Portugal Continental, não incluídas na Lista Nacional de Espécies Invasoras e para as quais não se aplica o estipulado no Decreto-Lei nº 92/2019.
- Paraserianthes lophantha (nome comum: acácia, mimosa, albizia, giesta) – Esta espécie está listada no Decreto-Lei nº 92/2019, de 10 julho.
- Elaboraram e enviaram um email para a Câmara Municipal do Entroncamento (são as entidades responsáveis pelo espaço exterior da escola), nomeadamente com a informação recolhida e a solicitar a remoção das espécies exóticas e a sua substituição por espécies autóctones. Este email foi enviado com conhecimento da Direção do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento e, entretanto, já se obteve uma resposta afirmativa por parte da Câmara Municipal do Entroncamento, no sentido de que vão proceder à remoção da espécie Paraserianthes lophantha, visto que consta do Decreto-Lei nº 92/2019, de 10 julho.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Ao longo de todo este processo todos os alunos da turma se mostraram muito empenhados nas tarefas que cada um tinha que desempenhar. O conceito de biodiversidade deixou de ser algo teórico e passou a fazer parte da sua linguagem do dia a dia. Aprenderam a utilizar aplicações como o iNaturalist, PlantNet e Google Lens, o Google Maps e a consultar a legislação para determinarem as espécies invasoras. Compreenderam que enquanto cidadãos devem ser interventivos e por isso contactaram a Câmara Municipal do Entroncamento no sentido de se poder resolver um problema ambiental e que pode prejudicar a biodiversidade local. Esta entidade aceitou proceder à remoção da espécie Paraserianthes lophantha visto que está listada no Decreto-Lei nº 92/2019, de 10 julho.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
• Decreto-Lei n.º 92/2019, de 10 de julho;

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Este desafio assenta no domínio organizador “Evolução Biológica” da disciplina de Biologia e Geologia e onde se trabalha as seguintes aprendizagens essenciais:
• Explicar a diversidade biológica com base em modelos e teorias aceites pela comunidade científica.
• Interpretar situações concretas à luz do Lamarckismo, do Darwinismo e da perspetiva neodarwinista.
• Reconhecer a importância do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas para a sustentabilidade da vida no planeta Terra.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Se a biodiversidade queremos preservar, as invasoras da Escola Secundária do Entroncamento vamos eliminar!

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.