Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
O projeto “Vida de inseto” foi desenvolvido este ano letivo no JI de Arganil no âmbito do desafio eco escolas “Biodiversidade preservar e regenerar” e envolveu cerca de 64 crianças de 3, 4 e 5 anos.

Breve descrição da ação:
O projeto iniciou-se com a descoberta e a procura de diversos insetos realizada pelas crianças no espaço exterior, que dá continuidade à sala de atividades do JI. Este espaço foi equipado para proporcionar experiencias enriquecedoras que alimentem a curiosidade natural da criança e lhe despertam o gosto, o interesse e o conhecimento pelo mundo natural que as rodeia. Aqui temos um lago, uma horta biológica, um morangal, um pequeno jardim e uma “cozinha de lama” onde as crianças podem explorar materiais e plantas, envolverem-se em atividades experimentais. Este espaço é como um pequeno ecossistema pois permite às crianças a observação direta de alguma fauna e flora (peixes, rãs, pássaros, tartarugas, insetos …conseguindo também acompanhar o crescimento de variadas plantas. Aqui as crianças aprendem a importância de respeitar e proteger a natureza e que quando um organismo desaparece pode-se desencadear um desequilíbrio ecológico. Como criávamos bichos da seda na sala, um dia surgiu uma dúvida entre elas, será que a lagarta é também um inseto? Os grupos envolveram-se na pesquisa sobre insetos no espaço e iniciamos o projeto “vida de inseto”, que permitiu às crianças a aquisição de novas competências, transversais às diferentes áreas curriculares.

Intervenientes:
Participaram 64 crianças do JI de Arganil de 3, 4 e 5 anos, as 3 educadoras de infância e as assistentes operacionais. Tivemos também a colaboração dos alunos de mecânica da Escola Secundária, a participação de alguns E.E. e do Município local.

Data de realização:
O projeto iniciou-se no 1º período e concluiu-se em maio de 2022.

Local de realização:
O projeto foi realizado nas salas de atividades do JI de Arganil, no espaço exterior da escola, no pinhal limítrofe e na Mata da Santa Casa da Misericórdia de Arganil.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Sabemos que os insetos são o grupo de seres vivos mais abundante à face da Terra. A sua importância é reconhecida, tanto pela diversidade, papel ecológico e influência nos recursos naturais e na agricultura, cerca de 80% das plantas são polinizadas por insetos. Ao longo de milhares de anos a coloração, forma e cheiro das flores evoluíram de forma a atrair estes animais. Por outro lado, alguns insetos são considerados auxiliares dos humanos, pois ajudam a controlar as populações de pragas agrícolas. Os insetos têm ainda um papel importante na regulação das cadeias alimentares e na reciclagem de nutrientes. Ao implementarmos este projeto consideramos o facto desta região ser frequentemente devastada por incêndios, da maioria dos apicultores terem perdido os seus enxames e tivemos também em conta a utilização abusiva de agroquímicos na agricultura de subsistência. Pretendemos chamar a atenção para a importância de alguns insetos na biodiversidade e da necessidade de os proteger.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Pretendíamos que o projeto fosse ao encontro dos objetivos definidos nas OCEPE, na área do Conhecimento do Mundo Natural e domínio da cidadania, promovendo competências transversais às diferentes áreas curriculares. Tínhamos como objetivo alimentar a curiosidade natural da criança, mas também sensibilizar, informar e alertar sobre o impacto da degradação da biodiversidade, incentivando comportamentos que contribuam para a sustentabilidade do Planeta. Iniciamos o projeto com a recolha e observação dos diferentes insetos no jardim e que as criançs depois devolviam à natureza. Posteriormente cada grupo pesquisou sobre a importância dos insetos no planeta e da sua contribuição para a biodiversidade, como por exemplo na polinização ou no controlo de insetos praga como as joaninhas ou parte importante na cadeia alimentar e auxiliam na decomposição animal e vegetal. Escolheram um inseto, elaboraram uma apresentação e partilharam a informação aos restantes colegas da escola.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Uma das estratégias para proteger os insetos, que está em crescimento, é a instalação dos chamados hotéis de insetos em áreas urbanas. Vários estudos mostram que estas estruturas associadas a áreas verdes com plantas silvestres (que asseguram a disponibilidade de alimento) promovem o aumento da biodiversidade local. O conhecimento só é importante se for partilhado, as nossas crianças já sabiam da importância de alguns insetos no ecossistema, e como promover a sua biodiversidade, procuramos que transmitissem em casa as descobertas que iam realizando, alertando os pais para o perigo da utilização abusiva de inseticidas. Era necessário alerta a população e com a colaboração dos alunos da escola secundária, na disciplina de mecânica, construímos um “Hotel para insetos” para abrigar alguns insetos sobretudo as abelhas solitárias, que colaboram na polinização. A construção da borboleta tem permitido a muitas famílias desfrutar da beleza da Mata na companhia dos seus filhos e quem sabe alterar um pouco algumas mentalidades com o exemplo dos mais novos.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Wikipédia – o que são insetos
Escola Kids – insetos
https://www.youtube.com/watch?v=CXHUj6tEuLg
https://webstorage.cienciaviva.pt/public/pt.cienciaviva.io/recursos/files/centro_recursos_cienciaviva_hotel_insectos_04-03-2019_6419484705c9b7.pdf
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/insetos.htm

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Ao desenvolvermos o projeto, consideramos sempre as Orientações Curriculares para a Educação pré-escolar (OCEPE) com maior enfoque a área do Conhecimento do Mundo no domínio Conhecimento do Mundo Natural. Contudo as atividades foram planificadas de forma a contemplar as outras áreas curriculares, área da Formação pessoal e Social e a área da Expressão e Comunicação, observando nesta última os domínios da matemática, abordagem à escrita leitura, linguagem oral e o domínio da educação física e educação artística. Entendemos que as aprendizagens nesta faixa etária se fazem num ambiente lúdico, contudo consideramos sempre os objetivos pedagógicos a que nos propusemos. Procurámos que as atividades fossem ao encontro dos interesses e necessidades das crianças, observando a transversalidade dos conteúdos curriculares, como exemplo as pesquisas realizadas e apresentadas pelos grupos.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
"Cresce a conhecer a natureza para aprender a protege-la no futuro".

Link do vídeo:

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