Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola EB1 do Mato (Estarreja)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Biodiversidade: Preservar e Regenerar

Breve descrição da ação:
- Dinamizada uma sessão informativa com a colaboração da BioRia;
- Em sala de aula foram trabalhados os conteúdos abordados na sessão anterior e retirado as respetivas conclusões;
- Em sala de aula fez-se uma análise acerca da biodiversidade da nossa região que na fauna quer na flora;
- Análise dos objetivos do desenvolvimento sustentável, nomeadamente o 13, 14 e 15;
- Dar a conhecer o regulamento do concurso e respetivo calendário;
- Apresentação dos trabalhos realizados.

Intervenientes:
Professor titular de turma (4º ano); Professora titular (3º ano) em parceria no projeto; Formadora da BioRia; Alunos; Encarregados de Educação.

Data de realização:
A partir do dia 16-03-22 até 13 de maio.

Local de realização:
Escola EB do Mato e casa

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A ação sobre a biodiversidade pretende despertar a consciência crítica dos alunos, da comunidade educativa, assim como a dos encarregados de educação, que, ao se envolverem no projeto com os seus educandos tomaram conhecimento da nossa biodiversidade e dos problemas que ela enfrenta. Esta atividade pretende também demonstrar que é graças à biodiversidade, que se pode obter alimentos, roupas, medicamentos e energia, representando uma das maiores riquezas do planeta Terra, e que, continua a ser pouco valorizada.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Foi dinamizada uma sessão informativa com a colaboração de uma bióloga da BioRia;
- Em sala de aula foram trabalhados os conteúdos abordados na sessão anterior e retiradas as respetivas conclusões;
- Em sala de aula fez-se uma análise acerca da biodiversidade da nossa região quer na fauna quer na flora;
- Dar a conhecer o regulamento do concurso e respetivo calendário;
- Apresentação dos trabalhos realizados.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Durante toda atividade conseguiu-se perceber que os alunos estavam empenhados e plenamente envolvidos nas tarefas propostas. A fase de investigação foi bastante produtiva, uma vez que desenvolveram várias competências e aperfeiçoaram o sentido crítico.
Após a elaboração dos trabalhos e durante a apresentação dos mesmos, os alunos realizaram uma hétero e auto avaliação, permitindo-lhes desenvolver a capacidade crítica/construtiva do seu trabalho e dos colegas. Dessa análise resultou o trabalho vencedor da turma.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Os alunos, numa primeira fase, explanaram os seus conhecimentos sobre o assunto e debateram as várias ideias dos colegas da turma. Numa segunda fase, basearam as suas conclusões em pesquisas em livros, enciclopédias e outros materiais físicos como revistas, publicações e outras. Numa fase posterior, as pesquisas foram realizadas, na internet, sempre com o cuidado de verificar se as fontes consultadas eram fidedignas.
Como enquadramento teórico foi consultada a página oficial da ONU, de modo a analisar os ODS (13, 14 e 15):
Página da Eco-Escolas:
Página oficial da Bioria:

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Domínio/Tema: Natureza
AE:
- Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicar, reconhecendo como se constrói o conhecimento;
- Reconhecer e valorizar o património natural e cultural - local, nacional, etc. – identificando na paisagem elementos naturais (sítios geológicos, espaços da Rede Natura, etc.) e vestígios materiais do passado (edifícios, pontes, moinhos e estátuas, etc.), costumes, tradições, símbolos e efemérides. – Este conteúdo era de 3º ano;
- Identificar plantas e animais em vias de extinção ou mesmo extintos, investigando as razões que conduziram a essa situação;
- Reconhecer alguns fenómenos naturais (sismos, vulcões, etc.) como manifestações da dinâmica e da estrutura interna da Terra e como agentes modificadores da paisagem.
- Reconhecer de que forma a atividade humana interfere no oceano (poluição, alterações nas zonas costeiras e rios, etc.).

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Se os seres vivos queres contemplar, do Mundo terás de cuidar!

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do Vimeo.