Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto (Celorico de Basto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Palestra " Floresta: Preservar e Regenerar

Breve descrição da ação:
Esta ação decorreu integrada num DAC do agrupamento relacionado com Educação Ambiental e Sustentabilidade, e teve duas partes distintas. A primeira foi uma palestra que serviu para promover/despertar nos jovens o interesse e o envolvimento em questões ambientais, sensibilizar a comunidade escolar para a importância da proteção e regeneração da Floresta e Consciencializar os jovens alunos para atitudes positivas na prevenção e combate aos incêndios florestais/rurais. A segunda parte da ação foi atividade de campo, os alunos em conjunto com os demais participantes plantaram simbolicamente 3 árvores no espaço verde da escola sede. As três árvores plantadas não foram mais nem menos que 3 camélias, planta rainha do concelho.

Intervenientes:
Estiveram envolvidos nesta atividade 136 alunos, 1 professora Adjunta da Direção, 9 professores, 3 operadores educativos e 2 Palestrantes (comandante dos bombeiros Voluntários de Celorico de Basto e um Engenheiro da Divisão da Cogestão de Áreas Protegidas – Parque Natural do Alvão. A atividade contou com a presença da Diretora do Agrupamento que abriu e fechou a Palestra.

Data de realização:
22 de março de 2022

Local de realização:
Biblioteca Municipal de Celorico de Basto - Auditório Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
- Alertar para a proteção da natureza e para a mitigação da degradação da biodiversidade local;
- Alertar que a perda de diferentes espécies de animais e plantas contribui significativamente para uma brutal perda de Biodiversidade Local;
- Consciencializar as autoridades locais para a criação de áreas protegidas para proteger espécies raras e ameaçadas na região de Basto;
-Sensibilizar os alunos para atitudes positivas na prevenção e combate aos incêndios florestais/rurais.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
- Seleção de alunos a participar na ação em função das temáticas a tratar e os conteúdos lecionados - Público-alvo;
- Planeamento - Estrutura do plano de ação,
- Objetivo Geral da ação;
- Metas a atingir;
- Lista de tarefas a serem realizadas;
- Escolha do local/dia/hora;
-Seleção de oradores - Temas a tratar/tempo.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
- Colaboração entre várias instituições ( Câmara, Bombeiros, ICN e Escola);
- atitude determinante para adicionar instrumentos de proteção, conservação, regeneração e monitorização de espécies pela comunidade escolar;
- desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar integrado que permita identificar um conjunto de indicadores para Preservar e Regenerar a Biodiversidade Local entre as entidades presentes;
- Aumentar a sensibilização Ambiental e uma efetiva alteração de comportamentos por parte das camadas jovens;
promover nos jovens o interesse e o envolvimento em processos de decisão das questões Ambientais;
- Distribuição de panfletos sobre os temas abordados na ação.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
A atividade foi articulada entre o Clube do Ambiente/Clube Eco Escolas, a disciplina de OEV, Ciências Naturais, e Cidadania e Desenvolvimento, tendo em conta as competências Essenciais (conteúdos curriculares) de cada disciplina. Esta atividade está integrada no DAC (Educação Ambiental e Sustentabilidade) da equipa pedagógica do 3º Ciclo do agrupamento.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
A Biodiversidade precisa da tua sabedoria

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.