Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola EB 2,3 Dr. Ruy D'Andrade (Entroncamento)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Limpeza de um troço da Ribeira de Santa Catarina; no Parque Verde do Bonito, na Cidade do Entroncamento.

Breve descrição da ação:
No âmbito do tema aglutinador, Biodiversidade Preservar e Regenerar, foi apresentada a temática aos alunos que por maioria aceitaram com entusiasmo trabalhar o tema da Biodiversidade.
Após alguns debates com o grupo turma, os alunos decidiram realizar a recolha de lixo, num dos troços da Ribeira de Santa Catarina, que percorre a cidade do Entroncamento e passa perto da Escola Básica 2,3 Dr. º Ruy D´Andrade. Contudo como os serviços camarários da cidade decidiram cobrir parte da Ribeira, que passa perto da nossa escola, por razões de segurança dos discentes e por consenso na reunião do conselho de Eco- Escolas realizado no dia 25/05/2022, foi decido por unanimidade, que se iria realizar a recolha de lixo, num troço da dita ribeira, que fica localizada no Parque Verde do Bonito, numa zona ampla e descoberta, ideal para a realização da nossa atividade.

Intervenientes:
Alunos da turma G do 8ºano de escolaridade, da Escola Básica 2,3 Dr. º Ruy D´Andrade.

Data de realização:
26 de maio de 2022.

Local de realização:
Troço da Ribeira de Santa Catarina, localizada no Parque Verde do Bonito, na cidade do Entroncamento

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
O Parque verde do Bonito, é constituído por uma albufeira artificial alimentada pela Ribeira de Santa Catarina. Sendo um parque de lazer, o contacto direto com a natureza e a oportunidade de obter novos conhecimentos sobre o ambiente, as espécies de fauna bem como a sensibilização para a sua importância, deve ser tida em conta como um diferencial crucial para a população da cidade do Entroncamento e seus visitantes. Com isto, se consegue não só a valorização do espaço e da paisagem, como a educação e a sensibilização da população para a sua preservação.
Dito isto, decidimos que seria uma mais valia realizar a recolha de lixo de um troço da respetiva ribeira, alertando também a sociedade para a problemática da limpeza dos espaços verdes, preservação da água e a reciclagem.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Em primeiro lugar: os alunos foram informados do regulamento do projeto e decidiram realizar a recolha de lixo de um dos troços da Ribeira de Santa Catarina;
Em segundo lugar: após os docentes constatarem que a parte descoberta da Ribeira que percorre a cidade, era bastante íngreme e com pouco fluxo de água/ lixo, decidiu-se procurar na cidade, outro local onde fosse fácil executar a nossa atividade, assim os alunos sob coordenação dos docentes envolvidos, decidiram selecionar a zona de lazer do parque verde do bonito;
Em terceiro lugar: Selecionamos o um troço da ribeira;
Em quarto lugar: procedemos à execução da atividade sobre a coordenação das docentes das disciplinas de Educação Física, Física e Química e Coordenadora do projeto;
Em quinto lugar: A professora coordenadora procedeu ao respetivo registo fotográfico, bem como as respetivas filmagens;
Em sexto lugar: depositamos o lixo nos respetivos ecopontos existentes no parque;
Em sétimo e último lugar: Os alunos acompanhados pelos respetivos docentes regressaram a Escola Básica 2,3 Dr. º Ruy D´Andrade, No Entroncamento.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Com a realização desta atividade pretendeu-se alertar para a preservação da enorme biodiversidade existente no Parque Verde do Bonito, bem como a necessidade de separar e valorizar o lixo que produzimos. Pretendemos ainda dar a conhecer o projeto quer a comunidade escolar, quer à comunidade local. Em suma pensamos que os nossos objetivos foram alcançados.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Internet;
João Miguel Ribeiro - Guia de Campo Parque Verde do Bonito;
ASPEA – Associação Portuguesa de educação ambiental;
Aplicações Plantnet e Flora Mundial entre outros.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Neste projeto existiu articulação nas seguintes áreas curriculares: de Ciências Naturais, Português, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Física e Tecnologias de Educação e informação.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Ação de recolha de lixo, de um «Troço da Ribeira de Santa Catarina». Sensibilização da comunidade escolar e local, para a importância da Biodiversidade, Preservação de água e reciclagem- 26 de maio de 2022.

Link do vídeo: