Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Painel da Criação - Celebrar São Francisco e a Biodiversidade

Breve descrição da ação:
Desenvolvimento do Painel da Criação, com a participação de alunos das diferentes valências do Colégio, e dos seus professores, usando pinturas e colagem de resíduos para ilustrar a Criação do Mundo e a necessária preservação da biodiversidade, em oito painéis diferentes, cada um atribuído a um ano de escolaridade (creche, pré-escolar, 1.º ciclo, 5.º ano, 6.º ano, 7.º ano, 8.º ano e 9.º ano). O projeto teve início no mês de outubro, por ocasião da celebração do Dia de São Francisco (4 de outubro) e decorreu ao longo do ano.

Intervenientes:
Todos os professores da creche, pré-escolar e 1.º ciclo, diretores de turma dos 2.º e 3.º ciclos, professores de Educação Moral Religiosa e Católica, professores de Educação Visual, de Educação Musical, de Cidadania e Desenvolvimento e professores de Ciências Naturais. Alunos da creche, pré-escolar, 1.º ciclo, 5.º ano, 6.º ano, 7.º ano, 8.º ano e 9.º ano (dos 2 aos 15 anos de idade).

Data de realização:
Início a 4 de outubro de 2021

Local de realização:
Colégio Conciliar de Maria Imaculada, Leiria

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Este projeto, de construção do Painel da Criação tem como objetivos salientar a importância dos seguintes aspetos: - Evocar Francisco de Assis como o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e simplicidade (filosofia do colégio); - Sensibilizar e exercitar os membros da Comunidade Educativa no cuidado pela Casa Comum e na proteção da biodiversidade; - Proporcionar o crescimento na Fé pessoal e comunitária; - Consciencializar para a emergência da aquisição de comportamentos de proteção da Casa comum.
Como referiu a pioneira do projeto, Irmã Luciana Monteiro "Esta atividade / projeto pretende envolver áreas de confluência, potenciando, assim, os Domínios de Autonomia Curricular, através da concretização de um projeto interdisciplinar, com a participação e contributo das disciplinas de EMRC, Português, Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Artística. Desta forma desenvolvemos com os alunos as áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, rentabilizamos potencialidades e atenuamos eventuais dificuldades, em ordem a garantir para todos a realização das aprendizagens essenciais de forma significativa."

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Constituiu-se uma Equipa de preparação da Celebração de S. Francisco, logo no início do ano letivo, com a liderança da Irmã Luciana Monteiro (diretora de turma de uma turma do 8.º ano e professora de Educação Moral Religiosa e Católica); Elaborou-se o plano de ação do projeto, sendo distribuídas tarefas para a comunidade docente; realizaram-se tarefas de preparação do início do projeto, como a delimitação dos oito painéis, ensaio de leituras e músicas para a celebração (alunos e professores); Sensibilização para o tema nas aulas de Educação Moral Religiosa e Católica, de Ciências Naturais e de OLEM (O Líder em Mim), feito pelo diretor de turma e análise dos desenhos a realizar, no âmbito da criação do Mundo por Deus e o cuidado mantido e transmitido por São Francisco de Assis; Planificação dos materiais e do trabalho a realizar em cada uma das turmas; Celebração do Dia de São Francisco e arranque das pinturas; Realização das pinturas, pelos alunos, com auxilio dos professores.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Entusiasmo e comprometimento da parte dos alunos, na filosofia de vida de São Francisco de Assis;
Melhoria da ambientação do espaço do recreio coberto do 2.º e 3.º ciclos.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Bíblia; Textos do manual de EMRC; Vídeos temáticos sobre a vida e obra de São Francisco de Assis.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
As principais articulações aconteceram nas disciplinas de EMRC, Português, Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Artística Musical. Os conteúdos do projeto (Vida e Obra de São Francisco de Assis, cuidar da Casa comum, respeito pela Biodiversidade) foram explorados no âmbitos dos diferentes programas e aprendizagens essenciais.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Celebrar São Francisco de Assis e a Vida - Um dia sonhei começar a amar.

Link do vídeo: