Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Básica Dr. Costa Matos (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Palestras de sensibilização e esclarecimento sobre a vespa velutina

Breve descrição da ação:
Em março e abril foram dinamizadas pela Proteção Civil da CM de VNGaia, em colaboração com os professores que integram a Proteção Civil na escola, sessões de esclarecimento e sensibilização sobre a vespa velutina e o seu impacte nos ecossistemas em Portugal.

Intervenientes:
Proteção Civil de VNGaia
Professores da Proteção Civil
Alunos das turmas de 5º, 8º e 6ºC
Professores acompanhantes

Data de realização:
3 de março e 21 de abril de 2022

Local de realização:
Auditório da escola

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
"A vespa velutina, ou asiática, entrou em Portugal, através de um carregamento de madeiras provenientes da Ásia, em Viana do Castelo, no ano de 2011.
Este tipo de vespa invasora traz-nos muitos problemas: atrasa a apicultura, matando as abelhas europeias, deixando então de haver tanto mel, e pelo mesmo motivo estraga a agricultura, deixando de haver a polinização das flores. Por fim, destrói o ambiente, matando insetos importantes para que o ecossistema se mantenha vivo.
Podemos distingui-la das restantes abelhas pelas patas, que são amareladas, pelo seu tamanho, ligeiramente menor do que o das outras, e pela lista que têm na testa. No inverno a vespa velutina é encontrada principalmente nas cidades, pois nesse período de tempo ela encontra mais comida nesses locais e no verão dirige-se para o campo, pela mesma razão.
Os seus ninhos são fáceis de distinguir dos ninhos das outras abelhas. A abelha fundadora cria um pequeno ninho em forma de pera, pondo lá os seus ovos, e com a ajuda das novas abelhas o ninho vai crescendo. Estes ninhos costumam aparecer em árvores e em telhas, mas podem situar-se em edifícios.
...
A sessão foi bastante interessante e esclarecedora, uma forma de aprendizagem mais eficaz sobre este assunto. Todos os alunos, e até os professores, aprenderam mais sobre a vespa asiática e puderam esclarecer as suas dúvidas com quem sabe.
Posteriormente poderão passar a informação à restante comunidade escolar bem como às suas famílias." in
https://jra.abae.pt/plataforma/artigo/achas-que-sabes-tudo-sobre-as-vespas-asiaticas/?cred_referrer_form_id=482
Esta ação informou os alunos e professores sobre o papel de todos nós no combate à vespa asiática. Com certeza que levou a conversas sobre o tema na mesa de jantar desses dias...

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
- Contactos entre a Proteção Civil de VNGaia e os professores da Proteção Civil para organizar as sessões no âmbito da semana da Porteção Civil;
- Organização e calendarização das sessões;
- Informação aos diretores de turma e professores das turmas envolvidas;
- Palestras e esclarecimento de dúvidas;
- Recolha de fotografias;
- Análise das sessões e reflexão em sala de aula;
- Realização de trabalhos sobre o tema;
- Realização de uma reportagem;
- Divulgação da ação à comunidade - reportagem na página da escola e no Classroom do Projeto Eco-escolas.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
As turmas participantes gostaram da palestra e ficaram mais conscientes do perigo que este animal pode trazer. Sinais positivos foram as reações durante as sessões, a colocação de dúvidas no final, a recolha fotográfica que fizeram muitos alunos, trabalhos desenvolvidos posteriormente, em aula, e especialmente a reportagem que foi feita pelas Jovens Repórteres para o Ambiente. (https://jra.abae.pt/plataforma/artigo/achas-que-sabes-tudo-sobre-as-vespas-asiaticas/?cred_referrer_form_id=482)
Foi feita a divulgação da reportagem na página da escola e no Classroom do Projeto Eco-escolas.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Conferência on line: Clube de Proteção Civil: Educar para o risco
Atividades dinamizadas pela proteção civil de Gaia, na semana da Proteção Civil ( 1 a 4 de março)
Informações sobre o tema na internet

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
As ações de sensibilização foram feitas com as turmas de 5º e 8º anos, que abordam a biodiversidade, sua importância e consequências da ação humana na biodiversidade, na disciplina de Ciências Naturais. A turma do 6ºC também participou porque são JRA e elaboraram a notícia sobre a atividade, fazendo a divulgação dos resultados.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Se encontrarem um ninho de vespa asiática, informem as entidades competentes.

Link do vídeo:

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