Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Básica da Ericeira (Mafra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
AEC Forest school

Breve descrição da ação:
No âmbito do Projeto “A Biodiversidade da minha escola” os alunos têm a oportunidade de conhecer o património natural, rico e vivo do habitat florestal envolvente à escola.
As florestas são estruturas complexas e vitais na manutenção do equilíbrio ecológico da Terra. Fornecem inúmeros serviços de ecossistemas, desde a regulação atmosférica e hídrica à proteção do solo contra a erosão; dão provisão de alimentos, materiais e abrigo para inúmeros seres vivos, e são ainda locais de bem-estar e lazer para o Homem.
A descoberta deste ecossistema pelas gerações mais novas é um passo necessário e essencial na progressão do desenvolvimento sustentável, permitindo formar cidadãos que partilham harmonia, respeito e empatia entre si, comunidade e natureza.
Podemos dizer que a célebre frase “Conhecer para proteger” é o mote para a formação de cidadãos conscientes e respeitadores da biodiversidade e ecossistemas.
Desta forma, neste projeto estão a ser promovidas atividades dedicadas à observação e investigação das espécies na floresta, proporcionando exaustivamente momentos de contacto com a natureza.

Intervenientes:
Alunos do 1.º ano da Escola EB1/JI da Ericeira, professora da AEC Forest School e professores titulares.

Data de realização:
Ao longo do ano letivo

Local de realização:
Pinhal na zona envolvente da escola e horta biológica

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A biodiversidade do ecossistema florestal, neste caso um pinhal, está a ser estudada através de passeios e aulas na natureza, com dedicação à observação de determinadas espécies/grupos/reinos em concreto e/ou na descoberta momentânea de espécies que ali se encontram.
Através da brincadeira e observação/conhecimento das espécies ali existentes, as ações têm o objetivo de formar jovens mais conscientes e cientes do impacto da ação humana nas áreas naturais. Por exemplo, as turmas têm verificado que após os fins-de-semana aparece muito lixo no pinhal. A constatação da ocorrência de lixo ali (e sabendo elas que a poucos metros existem locais apropriados para o seu despejo), apela a decisões e ações conscientes em prol da biodiversidade.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Com as ações em desenvolvimento pretende-se que os alunos se tornem bons observadores, que sejam capazes de procurar detalhes e que consigam descrever as características observadas.
Nas aulas pretende-se introduzir temas e conceitos sobre a ecologia (espécies exóticas e invasoras, polinizadores, etc.), a biologia dos diferentes grupos de animais, plantas e fungos (anatomia, alimentação, etc.), curiosidades e outras informações relevantes.
Foram ainda criadas atividades complementares, tal como a construção de comedouros para aves invernantes com materiais reutilizados e abrigos para insetos com materiais naturais do pinhal.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Durante as ações têm sido recolhidos vários elementos (não destrutivos - fotografias), as identificações têm sido feitas com apoio a guias e livros da biblioteca escolar e particulares e ainda consultando plataformas digitais.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Durante o decorrer das ações têm sido estabelecidas várias articulações com os temas abordados curricularmente, nomeadamente: grupos de animais (insetos, aves, répteis, etc.), partes das plantas angiospérmicas, fases de crescimento das plantas, conhecer espécies de plantas nativas e exóticas, relevo (plano, acidentado, inclinado e seus perigos), atividades económicas - agricultura (resina, madeira), alimentação (pinhões).

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
“Devemos proteger os animais, as plantas e os cogumelos, mesmo que não gostemos deles!”

Link do vídeo:

HTTP://....../