Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
realizaram-se várias ações.

Breve descrição da ação:
No âmbito do desafio - Biodiversidade, Preservar e Regenerar realizaram-se várias ações que integraram os Projetos Curriculares das turmas do 5º ano, A, B, C e D, da nossa escola.
Como se interligava com as ações e objetivos do projeto EMA, entretanto lançado na nossa cidade pela associação municipal Teia D`Impulsos, de educação para o meio marinho, com objetivos comuns, nomeadamente o conhecimento da biodiversidade dos ecossistemas marinhos e promoção da responsabilidade ambiental, da preservação do meio ambiente e adoção de comportamentos ecologicamente sustentáveis, resolvemos aproveitar as atividades por este dinamizadas.
As várias ações com os alunos foram decorrendo ao longo do ano. Acreditamos que uma só ação, individualizada e desintegrada, não promove uma verdadeira consciência ambiental já que tudo está, e deve estar, interligado.
A primeira realizou-se durante o mês de outubro, já que as turmas foram em dias diferentes, e tratou-se de uma visita de estudo na praia da Rocha, durante a qual os alunos, através de uma atividade lúdica, recolheram vestígios de seres vivos - conchas, algas, penas, preencheram a ficha de registo da visita, juntamente com a bióloga identificaram o material recolhido e foram ouvindo algumas explicações e curiosidades sobre esses seres vivos marinhos.
Em Educação Visual cada um procedeu à escolha e à representação gráfica de um dos seres vivos marinhos do património natural local (alguns observados na visita realizada). Em Ciências Naturais realizaram pesquisas tratando informação e fontes e preencheram a respetiva ficha de identificação. Foi trabalhado o conteúdo da disciplina - Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio e, compreender a importância da proteção da biodiversidade animal, orientado sempre que possível para os seres vivos observados e representados. Ficaram assim a conhecer mais profunda e cientificamente algumas das espécies locais representadas. Essas fichas foram depois trabalhadas em Inglês, de uma forma mais simplificada e atendendo ao nível do vocabulário dos alunos.
Em Cidadania assistiram a uma sessão informativa, da E.M.A.R.P., a 25 e 26 de janeiro, sobre a correta separação e deposição de resíduos, pois tudo o que se deita para o chão vai parar ao mar.
Fez-se a introdução ao problema do plástico no mar com a visualização de Webinar e Vídeos, apresentação da política dos 5R´s, debates e reflexão acerca do problema e construção de frases e textos que visavam através de ações, a diminuição deste problema ao ter a consciência de que o que vai para o chão, vai parar ao mar, e a importância de um consumo sustentável e da correta deposição. Foram ainda monitorizados os resíduos no chão do espaço exterior da escola e está-se a fazer o tratamento desses dados na disciplina de Matemática.
Em Português produziram-se textos informativos/ descritivos e está a ser finalizado um vídeo que inclui esses textos e os desenhos das espécies. Em Educação Musical realizou-se a explorou-se o universo musical relacionado com o mar.
Com o objetivo de os sensibilizar e dar a conhecer de forma mais vivida este problema do plástico, e aproveitando novamente uma atividade do projeto EMA, deslocaram-se à Ria de Alvor, no dia 2 de Fevereiro- Dia Internacional das Zonas Húmidas, onde participaram em jogos sobre o tema e numa limpeza costeira.
Fizeram então, nas aulas de Educação Tecnológica, projetos para a representação do seu ser vivo, observado e desenhado em Educação Visual, com embalagens e objetos em plástico reutilizados, que concretizaram em 3D.
Foi agendada uma outra visita de estudo que decorreu, para as quatro turmas, durante o mês de março,
no âmbito de um dos projetos ambientais da Câmara Municipal de Portimão intitulado “ à Descoberta das poças de maré”, Foi precedida por sessão teórica em sala de aula onde foi apresentado o tema e preparada a visita a realizar durante o período de baixa-mar, e destinada à observação e exploração da diversidade biológica na zona entre-marés de uma plataforma rochosa, na praia de Montes Clérigos. (Este projeto da C.M.P. tem como objetivos descobrir a diversidade biológica, fauna e flora, numa zona rochosa entre-marés, conhecer os principais elementos dos ecossistemas marinhos, conhecer a morfologia, as principais adaptações e o modo de vida de algumas espécies presentes nessa zona, sensibilizar para as principais ameaças naturais e de origem humana que os seres vivos enfrentam, desenvolver o interesse e o respeito pelo meio e vida marinha, abordar a temática sobre a sobre-exploração dos recursos marinhos, estimular a investigação do meio e as espécies a este associado e despertar a curiosidade e o espirito crítico dos alunos.)
Nesta visita viram em pormenor algumas das espécies representadas e estudadas, aprendendo e observando várias curiosidades, sob a orientação do Biólogo, técnico da CMP, que os acompanhou.
Finalmente, realizou-se uma última visita de estudo à marina da praia da Rocha, onde foram postos à prova!
Aí os alunos puderam evidenciar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano, nas várias disciplinas e nas várias atividades proporcionadas, quer em sala de aula quer no exterior. Através de jogos e atividades lúdicas, no dia da terra, a 22 abril, no âmbito do projeto EMA, e saíram-se muito bem!

Intervenientes:
Alunos e professores das turmas do 5º A,B,C e D. Bióloga do Projeto EMA, Biólogo da C.M. de Portimão, técnico da EMARP.

Data de realização:
Como descrito anteriormente: durante o mês de outubro - 1ª visita de estudo ;25 ,26 de janeiro- sessão; Limpeza Costeira - 2 de fevereiro; vista est. Montes Clérigos- março; abril- 2ª atividade na praiamarço

Local de realização:
Vários - Praia da Rocha, praia de Montes Clérigos; Ria de Alvor; escola - em sala de aula e no exterior

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A comunidade escolar foi assim mobilizada, através de um projeto interdisciplinar, para a conservação da Biodiversidade local e incentivada à adoção de posturas face ao meio ambiente, que vêm contribuir para a sua preservação e regeneração, quer através da mudança dos comportamentos quer para o desenvolvimento de valores e atitudes que confluem para a formação de cidadãos conscientes e participativos.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Descrito em: Breve descrição da ação.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os alunos já querem fazer parte da mudança - Notam-se os alunos mais sensibilizados para as questões( vêm mostrar notícias, filmes e preocupação com algumas situações que observam no seu dia-a dia, fotografam espécies, enfim), outro indicador é o recinto exterior da nossa escola que se encontra-se muito mais limpo e os resultados nos jogos na atividade do dia da terra, em abril, onde os alunos evidenciaram vários conhecimentos acerca dos problemas e respetivos comportamentos, para os minimizar.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
https://ninha.bio.br/animais-marinhos/animais-marinhos
https://www.infoescola.com/animais/
www.wikipedia.org
https://webstorage.cienciaviva.pt/public/pt.cienciaviva.io/recursos/files/book_manu__9277534015f199.pdf
https://animais.wiki/animales-acuaticos/marinos/
Vídeos: Plástico no mar( vários)
Sites de associações ambientais- SOMAR, A Rocha
Site da CMP e EMARP - projetos ambientais
Webinar #AmaroMar .......
site do jardim zoológico, etc

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Descrito em - breve descrição da ação.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Eu curto ser consciente, por isso protejo os seres vivos e o ambiente!

Link do vídeo:

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