Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa (Felgueiras)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Recuperação dos espaços exteriores

Breve descrição da ação:
Uma das conclusões obtidas a partir do 1º Conselho Eco Escolas foi a necessidade de melhorar os espaços exteriores, onde se incluía a recuperação das floreiras e a falta de jogos no pavimento. O clube do Ambiente em articulação com o Clube Aprender com Arte (prof. Cristina Teixeira), com o Centro de Jardinagem- Oásis Plantas, com o professor Fernando Carvalho, alunos e assistentes operacionais, puseram mãos à obra. Numa primeira fase, utilizando tintas ecológicas, depois de um trabalho de reflexão sobre a importância das floreiras na nossa escola e sobre as plantas mais indicadas para se colocar nas respetivas floreiras, os alunos meteram mãos à obra e realizaram as pinturas e fizeram as plantações das plantas. Numa segunda fase, em sala de aula, os alunos realizaram uma pesquisa sobre "Jogos no Pavimento", fizeram uma exposição à turma e passou-se à votação dos jogos a realizar. Utilizando tintas ecológicas, efetuando as medições necessárias, passou-se para a realização dos jogos no pavimento.

Intervenientes:
Professores (EV, ET, ciências naturais, TIC, matemática), alunos, assistentes operacionais, Centro de Jardinagem- Oásis Plantas.

Data de realização:
2º período- recuperação das floreiras, 3º período- jogos no pavimento

Local de realização:
floreiras e recreio da escola

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Uma vez que a escola sofreu obras recentemente consideramos que é muito importante desenvolver no espaço exterior jogos que estimulam o equilíbrio, a concentração, a destreza física e até mesmo a estratégia e a lógica, de forma a proporcionar aos alunos uma maior diversão no recreio e a embelezar o espaço exterior da Escola.
É no recreio que os jovens aprendem os valores essenciais na relação com os outros e se molda o seu carácter. Aprendem a conhecer o valor da amizade, a exercitar a coragem, a respeitar a diferença, a apreciar a lealdade e em simultâneo são expostos ao inverso de tudo isto. As brincadeiras no recreio, antes de servirem de simples distração são também experiências de vida para os jovens. Têm impacto no seu desenvolvimento ao nível social, afetivo, motor e cognitivo.
É importante que os jovens ocupem o seu tempo e que conheçam as brincadeiras que passaram de geração em geração.
A atividade "recuperação das floreiras "tem como objetivo alertar a comunidade educativa para o problema da redução da biodiversidade, incentivar comportamentos sustentáveis e reforçar a importância das escolhas individuais para a conservação da natureza.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Etapa 1
Palestra sobre a importâncias da biodiversidade e reflexão sobre a utilidade das floreiras na nossa escola, em ciências naturais;
Pesquisa sobre as plantas mais adequadas para colocar nas floreiras;
Procura de parceiros, pelos alunos, para a oferta das plantas;
Utilizando tintas ecológicas e sob a orientação da professora realização das pinturas;
Os alunos realizaram a plantação das plantas, colocando a terra necessária, as plantas e por fim regaram.
Etapa 2
Na disciplina de TIC realizaram uma pesquisa sobre os jogos existentes no pavimento e através de votação, escolheram os jogos;
Com a ajuda do professor de matemática, de EV e de ET realizaram as medições necessárias;
Por fim fizeram os jogos no pavimento

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Consciencialização da comunidade escolar sobre a importância da integração em grupo.
Reconhecimento do impacto dos jogos tradicionais no desenvolvimento dos jovens.
Incentivação à adoção de comportamentos que contribuam para a a aquisição de uma certa disponibilidade corporal, o desenvolvimento do sentido rítmico e compreensão de tempo.
Maior atenção à preservação e valorização do espaço público.
Melhoramento do aspeto estético do recinto escolar.
Trabalhou-se a expressão artística, explorando o potencial criativo das crianças e jovens.
Criação de habitas em espaços abandonados
Aumento da biodiversidade vegetal no espaço exterior da escola

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Manual- 100% Vida, Ciências Naturais 5º ano

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
EV/ET- medições , pintura
CN-Biodiversidade vegetal
TIC- pesquisa na internet

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Se da tua escola cuidares, a tua vida vai melhorar!

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.