Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola EB Sebastião da Gama (Estremoz)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Projeto: "Há Vida no Montado".

Breve descrição da ação:
Iniciámos com o Projeto " O montado dá Luz ao Natal ". Os alunos fizeram enfeites de Natal com materiais reciclavéis do montado. Depois de elaborados, foram colocados/expostos nas montras do comércio local da cidade de Estremoz. Fizemos visitas de estudo ao montado. Elaboramos livros, desenhos, painéis da fauna e da flora do montado alentejano, poemas, darmatizações, bandas desenhadas, mobiles, Ecopontos (rolhões)construídos com materiais do montado, direitos das crianças, medalhas em cortiça e rolhas, como prémios de vários concursos (por exemplo o Concurso da reciclagem...), porquinhos em pasta de papel, tampinhas para o focinho e rolhas para as patas, exposições de trabalhos nas escolas, no Centro Ciência Viva e na feira de S.João em Évora (da responsabilidade da DGEstE) entre outros. O nosso projeto foi designado "Há Vida no Montado" .

Intervenientes:
Departamento do Pré-Escolar;
Departamento do 1º ciclo;
Departamentos do 2º e 3º ciclos;
Alunos; Comunidade Educativa (Famílias) e Auxiliares da Ação Educativa.

Data de realização:
Ao longo do ano Letivo.

Local de realização:
Escolas do Agrupamento de Escolas de Estremoz.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
- Sensibilizar para a preservação do Montado;
- Desenvolver a criatividade dos alunos;
- Reutilizar elementos da natureza;
- Estabelecer parcerias com o comércio local;
- Conhecer e valorizar manifestações do património natural e cultural, reconhecendo a necessidade da sua preservação;
-Compreender e identificar características distintivas dos seres vivos e identificar diferenças e semelhanças entre: animais e plantas.
- Compreender e identificar diferenças e semelhanças entre diversos materiais (metais, plásticos, papéis, madeira, cortiça, etc.), relacionando as suas propriedades com os objetos feitos a partir deles.
- Manifestar comportamentos de preocupação com a conservação da natureza e respeito pelo ambiente.
- Visitar o montado;
- Identificar atividades económicas relacionadas com o montado;
- Descobrir e classificar seres vivos;
existentes no montado;
- Identificar caraterísticas do sobreiro;
- Observar e explorar caraterísticas dos seres vivos.
Conhecer e valorizar a arborização tradicional do sobreiro no Alentejo;
Identificar a importância do sobreiro e do montado na economia local e nacional.
Conhecer as propriedades da cortiça na industria.
Conhecer técnicas de elaboração/construção de peças artesanais decorativas.
- Estimular a descoberta do património natural local (montado);
-Preservar o conhecimento das técnicas de extração da cortiça.
- Promover uma atitude de responsabilidade perante um património tão valioso e com tantas potencialidades;
- Proporcionar um conhecimento aprofundado do ecossistema local: montado;
- Estimular a criatividade e a expressão artística;

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
- Integramos as novas tecnologias tanto no processo ensino-aprendizagem, como na organização e na divulgação de trabalhos;
- Desenvolvemos trabalhos de grupo, hábitos de partilha no âmbito de uma aprendizagem transdisciplinar, cooperativa e colaborativa.
Etapas do projeto:
“Há vida no montado”
-Começou com a história /livro “O meu livro da cortiça”
-Vimos uma dramatização sobre o sobreiro
- Construção de rolhões (reciclar as rolhas)
- Ouvimos a história da “Bolota prodigiosa”
- Fomos ao Montado
- Recolhemos materiais recicláveis do montado
- Elaboramos os direitos das crianças com esses materiais e colocamos num ramo de sobreiro no hall de entrada das salas.
- Fizemos a Germinação da bolota
- Recolha de receitas com bolotas para construirmos um livro de receitas
- Estudamos o ciclo da cortiça-
- Visitamos o Observatório do sobreiro e da cortiça e a Exposição “A Tiragem da Cortiça: antes e depois” no Núcleo Rural de Coruche.
- Aprendemos as características da cortiça, o fruto (a bolota) e para que servem
- Fizemos alfabetos com rolhas
- Elaboramos e ilustramos poemas sobre a cortiça
- Conhecemos objetos antigos (tarro, cocho…) e construímos alguns objetos
- No mês de março, mês da árvore plantamos sobreiros
- Ouvimos a história “A árvore na escola”
- Elaboramos mensagens da importância de proteger o montado
-Estudamos a flora e a fauna do montado.
-Estudamos as profissões do montado
- No natal elaboramos enfeites de Natal com materiais recicláveis do montado e foram expostos nas montras do comércio local da cidade de Estremoz. Demos-lhe um nome “O montado dá vida ao Natal”
- Elaboramos trabalhos diversos sobre o montado, tais como: flora e fauna representados em tecido, painéis da Biodiversidade Alentejana, um com materiais recicláveis (5ºs anos) e outro com várias técnicas de pintura (8ºanos), porquinhos com massa de papel, mobiles, marcadores de livros, ímanes e flores em cerâmica (PIEF), livros e bandas desenhadas.
- Exposição de trabalhos na escola, no Centro de Ciência Viva de Estremoz e em Évora (DEGEstE)

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
A valorização do montado fez-se ouvir nos meios de comunicação social e nas conversas da comunidade educativa. Os alunos adquiriram conhecimentos sobre a Biodiversidade.
Envolvimento de vários parceiros: - Biblioteca Escolar; Comércio local; Centro Ciência Viva de Estremoz; Museu Municipal; Câmara Municipal; Juntas de Freguesia;Quercus e Cafés Delta.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Visitas de estudo ao Montado, ao Observatório do sobreiro e da cortiça e do Núcleo Rural (exposição "A tiragem da cortiça, antes e depois" que nos facultaram livros e revistas de consulta, livros sobre a cortiça, visionamento de videos, histórias contadas e pesquisas em vários sites da internet.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
O Agrupamento trabalhou na íntegra o tema do Montado.
Todos os trabalhos ao longo do ano letivo foram canalizados para este tema. Foram feitas visitas de estudo ao montado, elaboração de enfeites de Natal com materiais do montado e expostos nas montras do comércio local envolvendo todos os Jardins de Infância e Escolas do Agrupamento. Os direitos das crianças com materiais recicláveis trabalhados com todas as turmas de 5ºano, painéis da biodiversidade sobre a flora e fauna do montado( de todos ciclos), tal como a elaboração de poemas, vídeos, bandas desenhadas e livros sobre o montado, para todos. Construção de mobiles, marcadores de livros, ímanes e flores em cerâmica (PIEF), As exposições de trabalhos construídos com materiais do montado de todos os ciclos, culminou nas exposições já referidas.
Nos Departamentos e Conselhos de Turma foi abordado, explorado e feita a articulação entre todas as áreas disciplinares. As atividades constam no Plano Anula de Atividades do Agrupamento e por sua vez em todos os Planos de Atividades de todas as turmas.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
PRESERVEM A NATUREZA E VALORIZEM O MONTADO.

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.