Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola EB 2,3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade (Ribeira Brava)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Saída de campo nos arredores da escola

Breve descrição da ação:
Foi feita uma saída de campo para conhecer a biodiversidade local e a problemática das invasoras.
Os alunos, em grupos 3, durante a saída de campo fizeram um vídeo, sobre a temática "As invasoras". No decorrer do percurso, usaram a aplicação PlantNet para identificar as espécies da fauna e flora existentes.
Em sala de aula criaram uma apresentação em PowerPoint, onde recriaram a saída de campo.

Intervenientes:
Alunos da turma 8ºB, professora da disciplina de Ciências Naturais e Coordenadora Eco-Escolas.

Data de realização:
2ºperíodo

Local de realização:
Campanário

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Conhecer a biodiversidade local e compreender alguns dos conceitos abordados na disciplina de Ciências Naturais e articular com a disciplina de TIC na elaboração do vídeo.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1 - Contextualização em sala de aula da problemática das invasoras.
2 - Elaboração das questões para utilizar no vídeo.
3 - Saída de campo.
4 - Tratamento da informação resultante da saída de campo.
5 - Elaboração do vídeo.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os alunos ficaram mais elucidados sobre a problemática das invasoras nos ecossistemas naturais, bem como a conhecer a fauna e flora local.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Exploração da aplicação PlantNet;
Instituto de Florestas e Conservação da Natureza da Madeira;
Sites com informações sobre as caracteristícas das plantas invasoras, etc....

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
A disciplina de Ciências Naturais articulou os contéudos dos ecossistemas (interações/ambiente), equilibrio dinâmico dos ecossistemas e perturbações no equilibrio dos ecossistemas.
Na disciplina de TIC, exploraram a edição de vídeo, as apresentações multimédia e a aplicação PlantNet.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Biodiversidade: Conhecer para preservar e regenerar

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.