Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola EB1/JI de Galamares (Sintra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Preservar e cuidar dos espaços verdes do nosso recreio

Breve descrição da ação:
Os pais, alunos e professores realizaram no dia 26 de maio uma atividade de cooperação na preservação e cuidado (embelezamento) dos espaços verdes do nosso recreio, nomeadamente o nosso pomar e os canteiros. Os pais trouxeram ferramentas, terra e vários tipos de flores para enriquecer a biodiversidade da escola.

Intervenientes:
Pais, alunos, assistentes operacionais e professores.

Data de realização:
26/05/2022

Local de realização:
EB Galamares

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A implementação da ação tem como objetivo primeiro sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação do ambiente e despertar as sensações de bem-estar junto dos espaços verdes. Pretende também troca de experiências e saberes, e acima de tudo incentivar a que estas iniciativas sejam replicadas junto não só em relação aos intervenientes como à restante comunidade escolar.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Divulgação/convite - A ação teve o seu início com um convite aos pais para participar na preservação dos espaços verdes do recreio da escola, o qual foi bem aceite.
Cooperação - Os pais cooperaram com ferramentas, terra, diversas espécies de plantas.
Organização - Os pais em conjunto com os professores e alunos organizaram pequenos grupos de trabalho para os diferentes espaços verdes.
Registo - Foram tiradas várias fotografias (evidências) antes e depois da atividade, aos diferentes espaços verdes.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os espaços verdes da escola ficaram cuidados e muito aprazíveis.
Satisfação por parte dos pais e alunos pela cooperação para a melhoria do espaço escolar tendo em vista a importância e o impacto do meio ambiente nos espaço envolvente.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Não houve necessidade de pesquisar.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Disciplina de português - escrita de quadras para colocar junto das pequenas árvores do pomar.
Disciplina de estudo do meio - As Plantas (experimentação e observação das diferentes fases das plantas)

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Preservar e cooperar, na nossa escola vai continuar!

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.